Depois do sucesso de Endless Legende de ser adquirida pela Sega, era natural esperar que Amplitude voltasse para o título que começou tudo. A empresa francesa coloca seu novo produto em um extenso período de prova na forma de acesso antecipado, e depois de vários meses de espera, finalmente temos entre nós a forma final deEndless Space 2.

Endless Space 2 é um jogo que está fortemente ligado a tradições particulares criadas pela própria Amplitude dentro da saga “Endless” e aquelas mais clássicas no gênero 4X.Como mencionamos em nossa análise de Endless Legend, estamos diante de uma família de jogos que combinam vários elementos clássicos do gênero, mas também encontraa maneira de envolver novas ideias e nova vida em um estilo de jogo que por momentos parece estagnar demais nas águas calmas da tradição.Neste aspecto, Endless Space 2 triunfa em alguns departamentos, mas deixa a desejar em outros.

Endless Space 2 integra de boa maneira as mecânicas de storytelling que a Amplitude tem utilizado em suas outras produções recentes.Mais uma vez, um dos elementos mais atraentes do jogo é a variedade e originalidade de cada uma de suas facções. Das oito facções disponíveis, só a União Imperial (os típicos e chatos humanos) se sente como uma facção «padrão», embora essa facção tenha sua especificidade na gestão de certos recursos. Outras facciones, como Sophons ou Lumeris respondem aos arquétipos de cientistas ou comerciantes, respectivamente. As demais facções, diretamente, são um particular animalem si mesmas.

Tomemos por exemplo os Horatio, uma facção de clones do mesmo indivíduo megalomaníaco que fazem crescer seu império manipulando genes de outras raças.Ou os Unfallen, uma facção de «árvores» especiais que estendem seus tentáculos através do hiperespaço para ligar mundos diferentes.Cada uma das facções de Endless Space 2 se sente única e original.E, como emEndless Legend, cada uma vem acompanhada por sua própria storyline individual que ajuda a aumentar a quota de personalidade em cada jogo e permite ao jogador definir as características mais finas de cada facção com uma série de decisões interessantes.

Estes elementos fazem com que cada partida deEndless Space 2 sejamgenuinamente únicas.Pelo menos enquanto dure a novidade de estilo de jogo de cada uma das facções.Por exemplo, a capacidade dos Lumerisde comprar mundos, ao invés de coloniza-los, faz com que a expansão dinâmica dessa facção seja muito diferente das outros.Outro exemplo, osUnfallen, que devemconectaros sistemas estelares antes começar a tarefa de colonização.Em outro exemplo, a integração de pequenas facções menores que consegue a União imperial não tem nada a ver com a sociedade escravista sob a que funcionaos implacáveis Cravers. Estas diferenças tão fundamentais entre as facções, tanto a nível mecânico como narrativo, são, sem dúvida, o elemento mais original e surpreendente que apresenta Endless Space 2.

Em outros aspectos, Endless Space 2 se sente como um jogo 4X muito mais tradicional.A mecânica de jogo volta a funcionar novamente sob o sistema FIDSI, um acrônimo que inclui a primeira letra de cada um dos recursos do jogo: Alimentação (Food), Indústria (Industry), Polvo (Dust, recurso monetáriodo universoEndless), Ciência (Science) e Influência (Influence). Em este aspecto, nosso objetivo estratégico dentro de cada partida será o de maximizar a produção desses recursos enquanto prestamos atenção no desenvolvimento do nosso império, mantemos uma grande força militar e investigamos novas tecnologias.

O desenvolvimento imperial em Endless Space 2 funciona de forma semelhante ao observado em outros jogos 4X recentes.Talvez a única diferença seja dada por uma mudança na unidade territorial, que aqui está composta de sistemas e não planetas.Ou seja, cada umade nossas «cidades» será em realidadea totalidade de um sistema estelar e não cada planeta de forma individual.Uma vez que nos acostumamos a essa mudança, o jogo é gerido de forma bem familiar. A investigação de várias tecnologias de colonização e terraformação nos permitirá estabelecer-nos em mundos cada vez mais variados. A construção de infraestrutura tais como fábricas, lojas e fazendas nos permitem aumentar nossos índices de recursosFIDSI.E o desenvolvimento de recursos estratégicos e de luxo nos permite melhorar as capacidades de nossa milícia e nossa infraestrutura, respectivamente.

Endless Space 2 tem algumas características específicas a este respeito.Os mecanismos de especialização planetária e melhoria de sistema usando recursos de luxo estão aplicados de uma maneira inteligente e dão ao jogador uma grande flexibilidade na hora deespecializar sistemas na produção de um determinado recurso. Mas além destas ressalvas, a faceta de desenvolvimento imperial de Endless Space 2 não oferece diferenças muito significativas ao observado em outros jogos recentes de 4X ou de Grande Estratégia.

Algo semelhante acontece com a seção militar.Aqui Endless Space 2 encontra um dos pontos mais fracos do jogo.A função militar é dividida em duas facetas principais.Por um lado, o desenvolvimento e construção de naves e exércitos, e por outro as próprias batalhas.O aspecto do desenvolvimento e criação é muito bem feito.Cada facção tem um número limitado de «chassis» de naves, mas estas podem ser submetidas a um enorme grau de personalização para modificar as armas, os escudos e os vários subsistemas de cada uma delas.Novas Armas, blindagens e escudos podem ser desenvolvidos através da pesquisa científica e também podem ser obtidosao explorar mundos.E esses elementos dão ao jogador uma grande liberdade na concepção das naves. O gerenciamento dos exércitos é um pouco mais simples, com apenas uma série de melhorias acumulativas disponíveis para o total da milícia.

O combate em Endless Space 2 é decididamente fraco. Tanto os combates espaciais como as batalhas terrestres são resolvidos automaticamente sem a intervenção do jogador.A única participação que nos reserva o jogo é a decisão de determinadas «formações de combate» antes de cada batalha.Tais formações são representadas por um conjunto de cartas que podem ser obtidas, ao igual que armas, através de pesquisa ou exploração. Tais cartas aplicam bônus para nossas naves, tornando as frotas mais agressivas ou mais conservadoras em suas ações.É um sistema bastante plano que resulta em batalhas espaciais aborrecidas. Ao ponto de que ao calcular a média do jogo perdi total interesse em testemunha-lase passei definitivamente a usar o botão “simular batalha”.

Enquanto a investigaçãotecnológica,Endless Space 2 usa um sistema que está a meio caminho entre a rede de investigação e árvore de pesquisa.Em termos gerais, o que o jogo oferece em realidade são quatro árvores de pesquisa diferentes e bastante lineaisfocadosem quatro aspectos do jogo: Desenvolvimento imperial; exército, ciência e exploração; economia e comércio.Nada muito inovador ou complicado no desenvolvimento científico no que abordaEndless Space 2: quanto maior a produção de ciência, mais rápido avançamosnas diferentes árvores.Talvez o único problema aqui seja como o jogo se complica ao colocar apenas algumas descrições bastante enigmáticas dos diferentes avanços científicos.É complicado reconhecer a importância da tecnologia «blindagem bariónico» para a exploração estelar quando acompanhada por um nome que diz muito pouco.Há um motor de busca integrado à árvore de tecnologia, mas a ajuda que fornece é limitada.

Finalmente, Endless Space 2 conta com toda uma série de outros subsistemas que ajudam a dar a substância ao jogo.A presença de heróis que podem oficiar tanto de almirantes como governadores acrescenta outra camada de personalização ao império.O sistema de comércio é variado e interessante, e nos permite fazer bom usodos nossos recursos estratégicos e de luxo.Diplomacia é eficaz, transparente e fácil de entender. Além disso, está ligada de maneirabrilhantes as características de cada facção. Será muito mais fácil firmar paz com os amistososUnfallen,do que fazê-lo com os sempre famintos Cravers.

Em resumo. Com Endless Space 2 estamos frente a um jogo 4Xtípico de Amplitude.A empresa francesa faz aqui outra coisa senão continuar a melhorar significativamente as conquistas feitas em Endless Space e Endless Legend.As características próprias destetipo de jogos, tais como suas facçõesdiferenciadas e sua ênfase na narrativa, permanecem o ponto forte da oferta de Amplitude.Infelizmente, Endless Space 2 enfrenta alguns dos mesmos problemas enfrentados por seus antecessores: o sistema de combate é pobre e chato, os mecanismos de desenvolvimento imperial não tem o grau de originalidade visto em outros elementos do jogo, e há uma série de pequenas decisões de design e apresentação que torna alguns elementos do jogo desnecessariamente difíceis de assimilar.

Apesar destas críticas, Endless Space 2 é mais do que interessante na sempre crescente oferta dentro do gênero 4X. A perícia de Amplitude sobre a apresentação audiovisual continua a ser uma das grandes atrações desta saga, com belos designs e uma trilhasonora fantástica. Porém a empresa francesa deverá começar a pensar seriamente no futuro da franquia Endless e corrigir o curso de alguns elementos de design que afasta estes jogos de notas mais elevadas dentro deste gênero.

Esta avaliação foi conduzida com uma cópia de imprensa fornecida pela SEGA/Amplitude Studios.

[PT] Endless Space 2 – Review
História75%
Gameplay80%
Gráficos80%
Música e son80%
O bom:
  • Facções interessantes e diferentes.
  • Boa apresentação audiovisual.
  • Bom grau de personalização e rejogabilidade.
O ruim:
  • Sistema de combate fraco.
  • Falta de originalidade enquanto aos sistemas de desenvolvimento imperial.
  • Alguns problemas com a apresentação de determinados elementos.
78%Nota Final
Puntuación de los lectores: (1 Voto)
80%

Dejar una respuesta