Já é um pouco redundante falar sobre o ressurgimento da nossa plataforma cada vez que uma franquia exclusiva de console chega até nos. Isso nos aconteceu tantas vezes, graças à enorme receita comercial que os publisher se recusam a confessar, que hoje é uma questão cotidiana. Mas se alguém, 2 anos atrás, dissesse que Yakuza viria para PC, mais do que qualquer riso e/ou insulto, teria aparecido em fóruns e grupos de redes sociais, porque não havia nenhuma possibilidade de que um grupo cultural tão enraizado atravessasse todas as barreiras para chegar ao Steam. Esta não foi apenas uma situação inesperada, mas também levou nada menos que seis parcelas diferentes da série principal e algum outro spin-off para que assim, finalmente, podemos experimentar em primeira mão as aventuras de Kazuma Kyriu e Goro Majima.

Para aqueles que nunca chegaram perto, Yakuza é uma série difícil de se encaixar em um gênero tradicional porque estamos enfrentando um RPG japonês, mas não se encaixa com o que normalmente é conhecido como rol japonês, falando sobre coisas como Final Fantasy, Hyperdimension Neptunia ou o aclamado Ni No Kuni, por exemplo.

Tampouco são jogos de rol ocidental como Skyrim e The Witcher, e pode-se dizer que é mundo aberto, não há nenhuma maneira de comparar com Grand Theft Auto ou Saints Row, porque ele também faz isso com seu próprio estilo, e é desejado, muito mais delimitado. Este é um animal de outro calibre, uma ideia geral própria que não pode ser encontrada em outra franquia, e no máximo, está mais em sintonia com o clássico Shenmue do que com outras coisas.

Na verdade, poderia-se até dizer que toda a mecânica do jogo é apenas um ornamento baseado em um romance visual de grandes performances e excelentes modelos de personagens, que nos mergulha em duas facetas do submundo Yakuza através de seus dois protagonistas, eles são um tipo de exilados desprezados por duas famílias diferentes da organização.

 

Por um lado, temos Kazuma Kyriu, a face mais visível dessa franquia, que caiu em um boicote em grande escala para enquadrá-lo em um assassinato que não cometeu e não apenas fazer dele o bode expiatório de um grande plano imobiliário, é também uma das engrenagens da máquina que foi colocada em movimento por outros membros da família Dojima, do clã Tojo, para se livrar de um dos seus mais poderosos tenentes, agora na prisão.

Kiryu recebe este trabalho um credor da área de fictícia de Kamurocho, um punhado de quadras no coração de Tóquio, onde se vive ao estilo Las Vegas, mas com fortes particularidades culturais deste Japão no final dos anos 80. Kiryu logo descobre que tudo foi uma armadilha e começa a desentrelaçar os movimentos dos tenentes envolvidos em toda esta operação, e não apenas tentando limpar seu nome, mas também para defender seu protetor e vingar-se. Para conseguir isso, o primeiro passo é sair da família, e não encontra nenhuma maneira melhor do que ser colocado para um exército de protetores do edifício que centraliza este clã, e a partir desse ponto começa a sua própria maneira como um exilado e inimigo público número um.

Por outro lado, vamos experimentar o enredo de Goro Majima, outro confrontado com o clã Tojo, mas com base de operações em Sotenbori, outra área fictícia, mas de Osaka. Majima tem seus próprios problemas com a família, resultantes de um plano de assassinato que não pode cumprir, e pelo qual seu irmão, por eleição, foi condenado a anos de prisão. Essa traição custou-lhe cair em um período de tortura da Yakuza que poucos saem vivos, e acabou sendo forçado a pagar uma dívida de milhões de dólares através da administração de um dos cabarés mais importantes de Sotenbori, The Grand.

Nestas bases, e passando em capítulos intercalados, o jogo oferece uma experiência cinematográfica do início ao fim, por isso tudo estar jogando é bastante relativo, e, embora muito funcional, pode parecer pouco em relação ao acostumado das propostas mais ocidentais. Em Yakuza 0, temos que estar dispostos a experimentar cenas cinematográficas e diálogos que duram entre 10 e 30 minutos, por isso é difícil tirar partida para jogos mais casuais.

Em geral, o gameplay de mundo aberto propõe exploração em terceira pessoa lutando em instâncias próprias tanto geradas aleatoriamente (ao bater com certos tipos bandos como motoqueiros, yakuzas ou bêbados) como pré-definida pelo enredo. Nestes momentos, Yakuza 0 se torna agressivo, colocando música metal a todo volume e expulsa um tom de Tekken que injeta adrenalina imediatamente para mergulhar em uma violenta dança de combos e movimentos de execução contra todos os inimigos que entrem da calçada.

A mecânica é semelhante à de muitos beats ‘em ups clássicos, mas com temperos modernos que resultam numa satisfação inexplicável ao deformar o rosto dos vilões da rodada. Através de um sistema de «lock-on» leve, e três diferentes posições de combate para Goro e Kyriu, essas lutas oferecem uma variabilidade constante e vertigem boa o suficiente para ser um jogo por conta própria. A previa de cada disputa requer um cálculo estratégico muito rápido e muito interessante, que determina os movimentos que usaremos e as condições em que se trança esta dança de pugilismo.

Para isso, Yakuza 0 incorpora alguns elementos de progressão de personagem nos quais sua parte econômica é incorporada. Cada vitória será recompensada com uma quantia de dinheiro determinada por certas condições da batalha, que, finalmente, não só será útil para comprar itens e experimentar os luxos dessas cidades, mas também será necessário para levantar as estatísticas de diferentes personagens e desbloquear novos movimentos.

Outro aspecto importante desta experiência de mundo aberto é a enorme quantidade de minijogos que encontraremos nas áreas de ambos os personagens. Ambos Kamurocho como Sotenbori têm salas privadas e locais para jogar mahjong por dinheiro, jogos clássicos da SEGA como Space Harrier, para desfrutar de alguns karaokês com outras pessoas, cabarés, e até mesmo apartamentos privados onde você pode pagar um vire para assistir a vídeos eróticos (muito leves para os padrões ocidentais) de diferentes «ídolos» que desbloqueamos à medida que nos movemos pela história.

Toda essa estrutura é ligada a momentos de free roam, onde além de ir ao fim de uma missão principal até o começo de outra, vamos encontrar uma centena de tramas secundarias que aprofundam a vida desses lugares, e mais importante, dá tudo a quem são espectadores distantes dessa cultura, um verdadeiro vislumbre da vida cotidiana no Japão, desde como vê crianças de apenas alguns anos, até aos mais idosos, passando por pessoas que se levantam para trabalhar todos os dias, quanto por impunes mafiosos que se aproveitam da conivência do estado e cobram por proteção.

Nesta seção é onde Yakuza 0 brilha mais -e acreditamos que o resto da série também- já que o proposto de situações, o desenvolvimento da trama principal e todos os auxiliares, é algo que tem sido raramente visto nesta indústria. Os Yakuza são uma organização ideal para histórias, não só pela proposta como uma cultura exótica, mas também pela forma da sua corrente de comando e as camadas intermináveis ​​de poder que nós experimentamos nesta história, que além disso se vê influenciada por poderes externos, também de múltiplas camadas, que geram uma vertigem verdadeiramente excitante, e fazem com que cada cinemática extensiva passe como água entre os dedos.

É um monumento à narrativa, e não é difícil de se animar a validá-lo como algo muito mais elegante e preciso do que no desenvolvido na aclamada série Grand Theft Auto, que muitas vezes se concentra em histórias de destemidos e poderosos, mas de uma forma muito mais linear e menos interessante.

Não poderíamos fechar essa análise sem passar pela parte técnica de toda essa construção, e como costuma acontecer nos últimos anos, o trabalho da SEGA tem sido muito correto. Primeiro temos de falar sobre a estética e som, apesar de parecer um motor gráfico bastante limitado, oferece planos das cidades realmente impressionantes, cheias de detalhes que tornam a vida credível nesses lugares. Além disso, tanto as cenas de diálogos em plano médio ou de primeiro plano, e os cinematics mais relevantes, contam com modelos de personagens do mais alto nível, representando atores na vida real como Hitoshi Ozawa, Riki Takeuchi e Hideo Nakano excepcionalmente, tanto pela topologia dos modelos como pelo uso de texturas de alta frequência.

A seção audiovisual também brilha no lado sonoro, graças às excepcionais performances de voz de todos os personagens que vivem neste mundo, tanto principal quanto secundário. Cada uma das pessoas com as quais interagimos está cheia de expressões e detalhes em suas formas de comunicação, contribuindo ainda mais para a imersão proposta, que normalmente não decai com frequência.

No lançamento, apesar de ter passado por algum parche ocasional, os fóruns do Steam estão cheios de pessoas falando sobre problemas com crashes no início do título, e perda de jogos salvos, mas não conseguimos replicar estes defeitos em qualquer das nossas máquinas. Outro detalhe a ser corrigido, o que se pode atestar, é um problema grave no sistema LOD (nível de detalhe) que parece herdar o comportamento das versões do console, e quando os personagens secundários cruzam nosso caminho de mundo aberto, não conseguem alternar suas versões de topologias mais complexas, quebrando a experiência um pouco. A única maneira de vê-los em sua máxima expressão é apontá-los com a câmara de observação em pessoa, ou entrar em uma pequena troca de diálogo, assim esperemos que em breve encontrem uma maneira de corrigi-lo.

O resto dos elementos técnicos é brilhante. Funciona a 60FPS sem qualquer problema (em parte graças à sua baixa complexidade gráfica), e mantém um desempenho constante sem qualquer aparente recessão, pelo menos em nossas passadas.

Com todos estes benefícios, a história pode ser apreciada sem ter que se preocupar com qualquer outra coisa, e dá gosto uma experiência tão clara, tão diferente e tão bem-feita, também faz parte dos nossos catálogos. Não admira que esta série já tem sete jogos, e se bem agora chega para os jogadores de PC, a pontuação média em cada um deles é realmente excelente, e considerando que também já está nos planos a chegada do remake o primeiro -Yakuza: Kiwami- começar com este é a melhor oportunidade de iniciar o caminho destes dois anti-heróis, porque a história está chegando rápido.

Esta revisão foi feita com uma cópia de imprensa fornecida pela SEGA.

 

[PT] Yakuza 0 - Review
História100%
Gameplay90%
Gráficos80%
Música e Sons90%
o bom
  • Excelente desenvolvimento da história e personagens.
  • Muito original em todos os seus aspectos.
  • Um novo olhar para o mundo oriental.
O ruim:
  • Seu estilo tão japonês pode assustar muitos jogadores.
  • O motor gráfico não dos melhores.
  • Alguns bugs
92%Nota Final
Puntuación de los lectores: (1 Voto)
86%

Dejar una respuesta