Com o surgimento de novas tecnologias de produção para reduzir custos e fazer melhores componentes para um mercado mais amplo, a empresa Sharkoon apresenta um promissor catálogo de produtos gamer de alto nível por um preço muito mais acessível do que estamos acostumados a marcas como Razer, Logitech, Mad Catz ou Roccat.

Isso significa que a Sharkoon encontrou a alquimia que permite o mesmo nível a um preço inferior, usando estas novas tecnologias de produção, encontraram um meio caminho para satisfazer um público que sempre teve que poupar mais do que o necessário para superar as frustrações de gama baixa.

O mouse Sharkoon Skiller SGM1 é a insígnia dessa filosofia, oferecido por de cerca de 40 euros (na Europa) e características que se poderia esperar em algo muito mais caro, adequado para quase todas as necessidades daqueles que gostam de jogar em um computador.

Começamos com o que a caixa diz: O Skiller SGM1 é um mouse óptico de até 10.600 dpi, iluminação RGB, 12 botões programáveis, compartimento para ajuste de peças e um profundo software de configuração. Mas além de tudo isso, é um mouse do gênero MMO/MOBA um sensor óptico de alto nível, com uma frequência de scanner de 1000 Hz, proporcionando alta velocidade e aceleração.

O que a maioria das pessoas quer saber, é que o SGM1 usa sensor de PixArt PMW3336, lançado no final de 2014 e utilizado em outros mouses reconhecidos como o Logitech G502. Por suposto, o SGM1 apresenta 2 switches Omron para os botões da esquerda e da direita, que asseguram 10 milhões de cliques.

Desde o unboxing (que você pode ver nesta nota) já notamos que vem completinho, com a capa para transporte, um prendedor de cabo com a marca que o representa, e até mesmo bandas deslizantes adicionais, para quando as centenas de horas em Dota 2, ou WoW comecem a ser sentidas.

Em termos de design, podemos dizer que fica aquém das referidas marcas, com um alto nível de produção e uma injeção de plástico cuidadosa, bem armados e robustos, mas que, como a maioria dos mouses com vários botões programáveis, é estritamente projetado para jogadores destros (ou canhotos que usam na direita).

Superando esse obstáculo recorrente, o design ergonômico do SGM1 é muito bom. Sua cobertura de borracha dá uma sensação agradável quando agarrado e sua forma permite que seja segurado da maneira que mais goste, embora, dependendo do tamanho da mão o lado dedo mindinho pode não ser o mais confortável. Tanto para aqueles que tendem a agarrar o mouse com a mão inteira, como aqueles que só usam as pontas dos dedos, mas não vão tomar muito tempo para se adaptar à sua forma e tamanho, já que são ideais para a maioria dos jogadores.

Talvez seja um pouco mais complicado para os grandes jogadores de MOBAs e MMOs que pretendem aproveitar ao máximo todos os botões laterais, mas tratando-se desse gênero provavelmente já conhecem a mecânica de segurar o mouse para controlar sua totalmente sem levantar mão, embora, como sempre, os mais de atrás exigirá trabalho extra.

Graças ao software podemos definir até sete níveis diferentes de DPI ajustável as nossas diferentes necessidades, que podem ser controlados diretamente com os botões centrais localizados atrás da roda de rolagem ou especificando diferentes teclas de atalho (hotkeys) nos macros do software. Os diferentes níveis são sinalizados com quatro LEDs laterais e usando cores RGB para os níveis.

Com o software também podemos ajustar a aparência do mouse quando ele está em repouso ou não, utilizamos para reconhecer os níveis de DPI, com três efeitos de RGB propondo uma cor fixa, uma cor fixa pulsante (que podemos determinar a duração do ciclos), e o ideal arco-íris cíclico para os indecisos.

O cabo de 1,8 m é ideal para qualquer disposição de nossos sistemas, e se é demais para curtas distâncias ou de pequenas áreas de trabalho, podemos encurtar usando o prendedor incluído. Como em todos esses dispositivos em sistemas operacionais modernos, o SGM1 é plug n play, mas recomendamos a instalação do software para fazer o melhor uso.

Nas longas horas de jogo que o experimentamos, se sente como um acessório de alto nível, não cansado a qualquer momento nem gera consequências de raspagem ou dor após longas sessões, devido ao grande design e conforto da borracha que o reveste. Talvez o maior problema para os jogadores de longa data é o seu baixo peso, mesmo com os pesos de ajuste. Adicionando os 24grs total dos pesos, mais o peso do dispositivo, o mouse alcança um total de 130grs, o que é muito pouco quando comparado com os 360gr do Corsair M95, ou o padrão moderno de alta competição que ronda entre 160 e 190grs.

O sensor do mouse é talvez o mais surpreendente neste conjunto, já que não há superfície que o interrompa e sempre mantém uma resposta fluida. Mesmo nas configurações de resolução mais baixas, a resposta é natural e não força a corrigir o caminho como normalmente acontece com sensores de nível inferior. Além disso, a altura em que o sensor não consegue encontrar a superfície é mínima (cerca de 2 mm), assumindo uma boa experiência para aqueles que muitas vezes fazem movimentos bruscos sobre o mousepad sem terminar apontando para qualquer lado.

Para esta análise também acompanhamos o SGM1 com mousepad Skiller SGP1 em tamanho «Large» (355 x 255 x 2,5 mm), que é um ponto intermédio para jogar títulos vertiginosos sem ocupar metade da mesa. Este mousepad é construído em tecido negro, costura robusta, e que não incomoda nas bordas, e ostenta o logotipo da marca em um canto. A base é composta por um adesivo de borracha aderente que faz o trabalho em grande forma, e até mesmo nos momentos mais dramáticos de nossas sessões de Overwatch conseguiu se mover, que é o tempo ideal para dominar as partidas com Tracer.

Este é realmente um conjunto excepcional de baixo custo. Se não soubéssemos o que valem, ou se cobríssemos a marca para que qualquer despistado o prove, acreditaria que estamos a falar de produtos de nível superior, e é uma grande notícia para aqueles que não têm muito dinheiro. Ambos são altamente recomendados e pressagiam um grande futuro para essas empresas, que embora não sejam novas, estão em um grande momento.

Esta avaliação foi realizada com uma amostra fornecida por Sharkoon.

[PT] Mouse Sharkoon Skiller SGM1 & Mouse Pad Sharkoon Skiller SGP1 - Review
Design e Acabamento90%
Packaging90%
Software80%
Preço95%
O bom:
  • Embalagem e acessórios completos
  • Componentes de boa qualidade e sensor de alta qualidade
  • Grande capacidade de customização
O ruim:
  • Difícil de encontrar lugar para dedo mindinho
  • Os LEDs indicadores laterais se perdem de vista em uma postura normal
85%Nota Final
Puntuación de los lectores: (4 Voto)
75%

Dejar una respuesta