A história do desenvolvimento da franquia de Metro é muito particular. O estúdio 4A Games começou em uma Rússia escassa em recursos que colocou o pequeno grupo de programadores e artistas diante de dificuldades que nenhum outro grupo do primeiro mundo sequer imaginaria. Ainda assim, a sua estreia não foi apenas surpreendente pela qualidade de Metro 2033, mas também elevaram o processo de nível técnico no momento, e replicando uma construção de atmosfera e narrativa que rapidamente obrigaram uma comparação nada menos do que com Half-Life 2.

Metro Last Light não sofria mais do mesmo contexto, e o estúdio tinha crescido como nenhum outro em seu país de origem, mas apesar da melhor fortuna – que permitiu superar os inconvenientes de sua origem -, a continuação daquele aclamado título baseado nos romances de Dmitri Glukhovsky supuseram uma evolução total na franquia, tanto narrativa, artística, como técnica. Mais uma vez, a 4A elevou a aposta de seu motor gráfico que, toda vez que era demandado, respondia com força.

Seis anos se passaram desde aquele Metro, como se fosse um amor incondicional, o estúdio não parou de explorar esta vasta saga de Glukhovsky, continuando diretamente a história de Artyom e seus associados em Metro Êxodus, com a premissa de deixar finalmente o metrô de Moscou para explorar o resto do território por causa de uma descoberta que atormentou o protagonista em toda a trilogia.

Nesta viagem, Artyom aparece mais acompanhado do que nunca, reivindicando-se depois de ter sido rejeitado por suas visões e transmissões de rádio fantasma, finalmente verificando a sua veracidade, e resultando em uma viagem em uma estrada de ferro velho com sua esposa Anna, seu sogro, e um punhado de soldados coloridos que, muito no estilo narrativo russo, semelhante ao latino-americano, sempre têm um monólogo extenso de comentários e anedotas preparadas para se desdobrar no momento menos oportuno.

Com a capacidade de atravessar o país a vários quilômetros por capítulo, Metro Êxodus esta longe da claustrofobia e salões de seus antecessores e propôs terrenos diferentes, com diferentes estruturas, através de sua campanha de 10 horas, expandindo possibilidades em base ao seu sistema espetacular de simulação do ciclo diurno e noturno, e mudanças climáticas. Neste caso, passamos pelas áreas nevadas iniciais perto de Moscou, atravessamos o Volga para chegar a uma área montanhosa de primavera, que finalmente nos mergulha em um escuro bunker, e até mesmo atravessaremos um deserto árido cheio de mutantes.

Metro Êxodus tornou-se, em algum aspecto, um mundo semiaberto que nos permite explorar essas zonas livremente, se não nos concentrarmos diretamente nas missões. Em geral, isso só serve para obter mais munição ou materiais de construção, mas cada mapa tem pontos de interesse suficientes para justificar o livre-arbítrio e a possibilidade de ativar uma missão secundária no meio do nada. Mas não se deixe enganar, isso não é Red Dead Redemption 2, e a magia da liberdade acaba em breve, especialmente devido à necessidade de controlar recursos com cuidado.

Nenhum tipo de munição sobra nessa experiência, forçando-nos a ficar de olho em cada contador, ou a pensar em maneiras alternativas de matar os inimigos antes que fiquemos completamente desarmados. Gera uma forte experiência de sobrevivência, apesar de ser um jogo de tiros, o que contribui para um ambiente verdadeiramente intransponível, muito característico da franquia, e que poucos outros jogos conseguiram.

Novamente, é inevitável se não se referir ao lendário Half-Life 2 ao falar sobre Metro, e talvez até mesmo em Êxodus seja mais evidente do que nunca, a presença constante de colegas missionários e as diferentes personalidades dos personagens. Especialmente quando está ao lado de Anna. Quando ela faz contato visual com a nós, é impossível não recordar os grandes momentos de Alyx Vance com Gordon Freeman, e até mesmo os ambientes mostram uma obsessão absoluta com o trabalho da Valve, replicando o modo característico de construir um contexto usando cortes, objetos ou cartazes em cada cenário.

E embora tudo pareça uma festa, talvez o maior erro de Metro Êxodus esteja em seu interesse exagerado em ser uma experiência de velha escola, apontando diretamente para recuperar os momentos fornecidos pelos jogos de tiro em primeira pessoa do início do milênio, como mencionado Half-Life, Doom 3, FEAR e Medal of Honor. Isso faz parte de seu charme e parte de sua loucura.

É muito interessante jogar em 2019 um first person shooter que requer tantas teclas para cumprir o total de suas ações. É algo que pode ser destacado de uma maneira boa, porque essa complexidade é o que torna os jogos divertidos. Estamos tão acostumados com Far Cry e Call of Duty que são projetados para consertar tudo com um par de botões, e que ter uma tecla para a máscara, e outra para a lanterna é quase um sacrilégio para qualquer um que começou no hobby nos últimos 10 anos. Para aqueles de nós que vieram das origens do gênero, é quase uma luz de esperança em um mundo que se tornou tão simplificado que se tornou entediante.

Todas as mudanças de progressão de personagem do Metro Êxodus são alcançadas por captações simples no meio de missões. Não há necessidade de desbloquear qualquer tipo de dispositivo para armas porque cada elemento será descoberto progressivamente, removendo-os de cada inimigo. Vamos lentamente melhorando miras para os quatro tipos de armas, podemos escolher diferentes alças, diferentes cartuchos e canos, e como tem sido proposto desde Metro 2033, permitem que você construa uma Frankensteins da AK47, pistolas, ou o característico rifle de ar da série.

A ausência total de backtracking ou conteúdo interessante espalhados no mapa, infelizmente lembra muito ao malfadado Rage, e até o excelente uso de armas, com seus efeitos de golpe e interessante variabilidade se parecem com aquela propriedade intelectual de id Software.

Da mesma forma, Metro Êxodus preenche uma lacuna cada vez maior em um setor que cada vez mais aponta para o competitivo online e descarta as campanhas para um jogador. A última vez que tivemos um histórico de alto calibre em um shooter em primeira pessoa estava no excelente Wolfenstein 2: The New Colossus (os Far Cry já estão longe disso) e, felizmente, este é um jogo que segue a mesma linha, a que no final faz com que seja bastante divertido.

Metro Êxodus é também outra grande amostra de nível técnico que ainda consegue 4A Games, oferecendo visuais verdadeiramente imbatíveis, com modelos de personagens excelentes, ambientes de iluminação inexplicáveis, e alta topologia poligonal onde olhar, embora não tanto no desenvolvimento das animações, como sempre. De fato, geralmente cumpre com o padrão ao qual estamos acostumados, mas pequenos movimentos estranhos no meio da exposição de um personagem normalmente quebra bastante a experiência, como nos tempos em que há um número de segundos de espera entre linhas de diálogo.

Cabe destacar que este é o primeiro jogo que sai oficialmente no dia de seu lançamento, com suporte para raytracing e DLSS da Nvidia, pelo qual também vai se tornar um ponto de referência para os testes de placas gráficas de nova geração. Neste caso, o motor gráfico usa raytracing para calcular a iluminação global em locais iluminados por luz exterior, e no desenvolvimento do reflexo em materiais (embora neste caso seja menos perceptível). O efeito geral não é muito evidente se não for comparada diretamente com a versão pura rasterizada, mas é bom saber que já existe um triplo A que trabalha com esta tecnologia sem muitas surpresas.

Para desfrutar de Metro Exodus em toda a sua glória, utilizamos nada menos que a GPU mais poderosa do mercado, a GeForce RTX 2080 Ti da Nvidia. Embora isto não alcance 60 FPS com todos os detalhes ao máximo nas áreas abertas (Volga, Caspian e Taiga), consegue manter uma média de 45 FPS com RTX em Ultra – e claro DLSS ativado. Em níveis fechados ou mais lineares, é claro, atingi e excede 60 FPS. Sempre se referindo à melhor qualidade gráfica possível no menu de configuração.

Para capturar as imagens, no entanto, não usamos DLSS porque, enquanto a tecnologia fornece um aumento significativo no desempenho, a longa distância pode causar artifacts (como podem ver no vídeo no início da Taiga). No entanto, são exceções muito isoladas que definitivamente não merece desativar o DLSS sob qualquer aspecto se são donos de uma GPU RTX, independentemente de se tratar de uma 2060 ou 2080 Ti. O benefício visual na iluminação global com traçado de raios compensado proporcionalmente com o DLSS, e não ha motivo para não aproveitá-lo, é um nível de realismo e imersão superior nesta edição da saga Metro que aprimora seu padrão em gráficos.

Em nossa região, Metro Êxodus é oferecido por um preço reduzido em relação a outros países desenvolvidos, por isso é difícil exigir a inclusão de outros modos de jogo ou multiplayer competitivo para estender as horas, mas sendo um triplo A moderno é algo que realmente faz falta.

Além disso, isso seria pedir demais. Viemos de mais de uma década de Call of Duty por US$ 60 com campanhas de 6 horas, e a verdade é que a qualidade padrão de Metro Êxodus é muito acima das campanhas lineares da Activision. E enquanto ele tem suas grandes falhas e pecados do passado por não adotar mecânicas modernas, a jornada de Artyom é sempre divertida e interessante, oferece uma das melhores atmosferas que podemos experimentar em qualquer meio de entretenimento.

Em última análise, este é um jogo super recomendado que brilha na forma como consideramos esta viagem e como eles construíram este universo, e, acima de tudo, é para aqueles que já vêm acompanhado a série desde o seu início e que com certeza vão se sentir mais identificados com o mundo, e reconhecerão do melhor modo o estilo particular de desenvolvimento russo, que já tem sua própria personalidade artística.

Este review fue realizado con una copia de prensa proporcionada por Deepsilver/4A Games. Podem ver mais imagens em 4K na nossa galeria Epic Shots, bem como vídeos de gameplay em 4K adicionais em nosso canal do YouTube, capturados com uma 2080 1080 Ti e a ferramenta Share da suíte GeForce Experience.

[PT] Metro Exodus - Review
História80%
Gameplay80%
Gráficos90%
Música e Sons85%
O bom:
  • Outro passo em frente para uma grande série.
  • Enorme desenvolvimento técnico.
  • Atmosfera inigualável.
O ruim:
  • Muito apegado ao mais clássico do gênero.
  • Inconsistências nas animações de personagens.
85%Nota Final
Puntuación de los lectores: (0 Voto)
0%

Dejar una respuesta