Após o modesto lançamento do primeiro título, e depois de um anúncio surpresa -seguido de uma rápida estréia-, The Evil Within 2 procura expandir o universo criado pelo indiscutível Shinji Mikami, mas também para continuar com o enredo envolvendo mundos alternativos e a influência da empresa Mobius com sua misteriosa máquina Stem, a Tango Gameworks levou a franquia a novas direções dos aspectos lúdicos: neste novo capitulo nos encontramos com algo do primeiro, algo incorporado nas DLCs do primeiro, e talvez também algumas outras franquias importantes na indústria.

Começamos a aventura novamente na pele de Sebastian Castellanos. Desta vez, um pouco mais consciente do que acontece com Mobius, mas forçado a cumprir uma tarefa assustadora por causa de manobras obscuras da vil empresa. Em suas memórias, Sebastian perdeu sua filha em um incêndio, mas a realidade é que ela foi seqüestrada e utilizada para fazer parte desta maquinaria. O herói mergulha no Stem para resgatá-la, mas também deverá cumprir a difícil missão de resgatar sobreviventes de uma equipe especial enviada pela empresa para tentar descobrir o que aconteceu com o núcleo, e quem está interferindo para que o povo virtual da União não possa ser recuperado.

Relutantemente, mas motivado para voltar a ver sua filha, Sebastian faz a conexão e chega à cidade para descobrir que outro psicopata assumiu o controle, passando rapidamente a torcer esta realidade e descobrir que ele é inundado com criaturas desagradáveis ​​com formas que vão de pessoas comuns convertidas em Zombies até monstros gigantes construídos ao melhor estilo Joel-Peter Witkin pela imaginação deste vilão artista.

Enquanto que primeiro jogo ia ao caminho de horror psicológico e horror slasher japonês puro, este capitulo parece apontar para o lado ocidental, sendo localizado em lugares como as primeiras obras de horror de John Carpenter como The Fog e The Thing, ou o grotesco slasher Clive Barker: um mundo paralelo representado por uma pequena cidade; um grupo de sobreviventes e desesperados, à mercê das abominações que ali habitam; arte com mortos ou mutilações; muito arame farpado e enormes poças de sangue. Mas, apesar do estilo de horror que mudou um pouco, ainda segue as mesmas tendências estéticas.

Onde estão a maiores diferenças é na mecânica de jogo, e felizmente apostam em uma experiência muito mais complexa do que antes, mas tomando certos atalhos.

The Evil Within 2 leva boas duas horas para começar com a história e a ação. Enquanto a história traz a impressão de Mikami apesar de ter se retirado para o lugar do produtor, o elenco dos personagens se expandiu e contextualizou muito mais sobre a situação. Há muito mais diálogos do que no jogo anterior, muitas caras novas, e o enredo tem vários ramos à medida que avançamos. É como a diferença entre os filmes 28 Days Later (2002) e 28 Weeks Later (2007).

Voltando ao aspecto puramente mecânico, e muito semelhante à linha anterior, The Evil Within 2 não está ligado a qualquer estrutura final, mas adota elementos diferentes após a sua narrativa e ambientes em que navegar. Não teme em nenhum momento passar de ação para stealth, da sobrevivência aos puzzles, de terceira pessoa a primeira pessoa, porque tudo é funcional como pretendido pelo designer, e enquanto não é inovador ou revolucionário, é legal e permite que você perca mais de dez horas de campanha sem ter que sofrer situações repetidas ou uma longa linha reta que leva ao fim.

A ação é muito semelhante ao seu antecessor, e talvez também lembra os bons tempos de Resident Evil -embora possa correr e atirar ao mesmo tempo, por sorte-, mas pelo lado de stealth, além de elementos tomados dos DLCs do primeiro, com Kidman como protagonista, o que realmente nos lembra é ao aclamado The Last of Us -exclusivo do PlayStation- assim que ter semelhante mecânica em nossa plataforma não é nada mal.

Por outro lado, ao incorporar a ação entre seus elementos de jogabilidade, não leva muito tempo para completar nosso arsenal com pistola, espingarda, besta e rifle. Mas, além de oferecê-los como parte do enredo, no mundo aberto e em suas várias sidequests, podemos adquiri-los com antecedência, para chegar a lugares que segue a campanha de forma linear, não podemos, ou vencer mais rapidamente os mini-chefes que se atravessam os mapas. Estes, como os grandes chefes de alguns dos níveis, apresentam outras alternativas de jogabilidade que refrescam a travessia. Alguns exigem sigilo e ataque, outros poder absoluto de fogo, e alguns são decididamente imbatíveis, então seremos relegados a sair de seu caminho.

Infelizmente, essa enorme variedade de possibilidades e a ingenuidade para aplicá-la a uma campanha, é um pouco obscurecida pela falta de carisma dos personagens e da história. Sebastián Castellanos é um daqueles personagens que nunca vamos tomar como referência, como Isaac Clarke, cujo traje lembramos mais do que seu rosto, por isso havia uma chance de que neste universo, a história ou um dos vilões ocupasse o lugar de representação nesta série, e infelizmente não alcança.

Depois de percorres as duas campanhas, fica claro que busca está em fazer que Mobius seja tão reconhecida como Umbrella, relegando os protagonistas ao lugar de suporte para que isso aconteça, mas a empresa não recebe contexto suficiente para que alguém possa saber disso ,trata-se de uma ameaça real, ou do nível de escala que representa. Não temos localização, alcance, motivos, representantes privados. Mobius apenas constrói uma máquina que permite entrar na consciência de certas pessoas e vazaram alguns psicopatas que comprometem o sucesso do projeto. E isso é tudo.

Definitivamente, Tango Gameworks está com o objetivo de fazer The Evil Within uma franquia de muitas parcelas, mas enquanto não começa a reforçar todos os elementos que já foram semeados em duas partes e três conteúdos para download, ele começará rapidamente a desaparecer, por mais que as mecânicas da jogabilidade continuem crescendo com cada nova versão.

A enorme implantação de ambientes e tipos de mapas que sustentam a aventura não poderia existir se todo o terror proposto não fosse representado por um dos motores gráficos atuais mais eficientes. O Stem Engine, uma variante dedicada do id Tech 6 com o qual eles criaram Doom (2016), oferece todo o espectro de efeitos necessários para construir este mundo particular de pesadelos e, desde o início, surpreende com uma transformação vertiginosa de ambientes e iluminação que poucas vezes foi representado em tempo real por um motor gráfico.

Apresenta uma grande profundidade de detalhes em todos os lugares possíveis, e tudo é acompanhado por iluminação excepcional, que em mais de uma ocasião é funcional para a jogabilidade, forçando o uso da lanterna. Nesta oportunidade, o ponto fraco vem do lado do departamento artístico, que não sabia como aproveitar essa tecnologia para reproduzir personagens mais realistas, e mesmo alguns ambientes sofrem de uma séria falta de resolução de texturas. O melhor é carregado por lugares urbanos, e sem dúvida, os modelos e animações dos inimigos, que são suportados por sombreadores modernos e um brilhante desenfoque de movimentos por objetos, resultam em um espetacular nível cinematográfico.

Talvez também por culpa dos artistas, The Evil Within 2 sofre de problemas de otimização inexplicáveis, onde os quartos vazios e a visibilidade de curto alcance mostram os quadros por segundo, contrastando com o bom desempenho que em outros lugares mais complexos e abertos apresentam. No geral, com uma placa GTX1060, ou o equivalente da equipe vermelha, você pode chegar a 60 frames por segundo em 1080p e Ultra, mas em 4K se sente a força, mesmo com uma GTX1080Ti, demonstrando ainda mais a falta de suporte para SLI.

Em geral, este é um título que, em última análise, resulta em uma experiência de jogo excepcional, mas deixa algumas contas pendentes. A história é tradicional, personagens esquecíveis e até mesmo a seção de som é bastante segura, mas a gama de possibilidades é algo que não temos todos os dias em nossa plataforma, e as decisões estéticas são algo realmente digno de ser apreciado. Suas dez horas e meia de jogo justificam o investimento bastante bem e, embora não seja lembrado no nível de Resident Evil 2 ou Silent Hill, ele realmente dá um passo importante para a franquia e o retorno do gênero. Que as críticas não assustem ninguém, uma vez que não arruínam a experiência, mas poderiam ter sido um detalhe a mais para acabar coroando um dos jogos mais importantes do ano.

Esta revisão foi feita com uma cópia de imprensa fornecida por Bethesda. Podem ver nossa galeria completa de imagens em 4K neste link.

[PT] The Evil Within 2 - Review
Gameplay90%
Gráficos85%
Música e Sons75%
Lo bueno:
  • Muitas variantes de gameplay.
  • A dinâmica particular oferece constantes giros.
  • Estética brilhante.
O ruim:
  • Personagens e historia esquecíveis.
  • Alguns problemas de otimização
  • Em algumas coisas, vai ao certo.
81%Nota Final
Puntuación de los lectores: (5 Votes)
84%

Dejar una respuesta