A aventura de Javi Garcia e sua família continua no episódio 3 da nova temporada de The Walking Dead. Quando deixamos a Javi no final dos episódios iniciais, ele e seu grupo encontravam-se frente a uma última decisão desesperada. Above the Law, o novo episódio da serie, retoma os eventos nesse mesmo momento e retorna com as consequências da grande virada na narrativa que vivemos no final do episódio anterior.

Em geral, Above the Law é um episódio que tem melhorias óbvias em vários departamentos no que diz respeito aos dois episódios iniciais. Em primeiro lugar, este parece um pouco mais longo do que os dois primeiros. Enquanto os dois primeiros o conteúdo tem em média 1 hora cada, este novo episódio tem pouco mais de duas horas. Esta extensão na duração do capítulo não só nos deixa um pouco mais calmos, como também permite ao episódio ter mais lugar para introduzir novos personagens e novos conflitos.

Como resultado de uma duração mais generosa e uma narrativa mais enfocada, o terceiro episódio corrige o curso com relação a alguns males que atormentaram a narrativa no início da temporada. Neste sentido, (e aqui esclarecemos há alguns spoilers dos capítulos de iniciais) Above The Law tem progressos evidentes na caracterização de Harvey e seus aliados. Durante o primeiro episódio Javi, sua irmã Kate e seus sobrinhos haviam recebido um tratamento narrativo que os transforma em personagens valiosos, enquanto que os outros personagens não alcançavam desenvolver-se de maneira suficiente. Como resultado, muitos dos momentos mais chocantes dos primeiros episódios não tinham impacto emocional real. Pouco importava o ataque à cidade de Prescott, quando a duras penas conhecíamos a algum de seus habitantes.

Este último elemento foi ainda mais prejudicial se analisamos a figura de Clementine. A jovem sobrevivente, estrela das duas primeiras temporadas, ocupou um papel ambíguo e mal trabalhado nos primeiros episódios. Clem foi alvo de várias decisões importantes, mas estas só contribuíam a gerar uma forte dissociação entre os jogadores e o personagem que estavamos interpretando (ou seja, Javi). Como observamos em nosso review dos capítulos iniciais, o jogo operava sob a lógica de que Javi não conhecia a Clementine, e portanto não tinha motivos para confiar nela. Mas nós como jogadores sim conhecíamos a Clem, e por tanto tínhamos todos os motivos para confiar nela.

Above the Law corrige estes dois problemas com um movimento de mestre: a introdução de David. O irmão de Javi e líder das forças de segurança da Nova Fronteira, ajuda a dar ao capítulo uma dinâmica nova e interessante. Primeiro, ele é um personagem muito bem construído e apresenta ao jogador vários dilemas ambíguos. Podemos confiar no irmão de Javi? Além disso, podemos confiar nele quando descobrimos que ele está por trás do grupo que nos atacou nos primeiros episódios? Estas e outras questões geram situações realmente interessantes e fazem as decisões deste capítulo muito mais divertidas e valiosas desde um ponto de vista narrativo.

Ao mesmo tempo, a introdução de David ajuda a dotar a Clementine de uma nova dimensão. Durante o capítulo, veremos que Clem e David têm uma história passada (mediante uma sequência de flashbacks), e a dinâmica entre esses dois personagens colocados a Clementine em uma nova posição. Sem entrar com spoilers, basta dizer que neste novo episódio Clementine adota um papel mais «cinza» em relação a episódios anteriores, que por sua vez ajuda na tomada de decisões mais complexas que envolvem a jovem.

Além disso, o novo episódio mantém todos os pontos fortes desta temporada e algumas de suas fraquezas. A seção audiovisual continua a ser muito boa, com um excelente estilo gráfico e um trabalho de voz mais aceitável. Este novo episódio também introduz novas cenas de ação, particularmente um tenso enfrentamento com uma horda de Walkers às portas de um depósito que pode estar entre as melhores cenas interativas apresentadas pela Telltale nesta série.

Infelizmente, alguns problemas persistem. O episódio é mais uma vez extremamente simples, a ponto de que quase não há chance de falhar ou morrer em algum QTE. Chegou um ponto onde a fórmula da Telltale para estes jogos parece tão desgastada que é possível prever o que vamos fazer na próxima QTE. Por exemplo: a cada tarefa de esforço que nos pede para apertar repetidamente a tecla Q, segue a ordem de pressionar a tecla E para finalizar a ação. Como mencionado acima, Telltalte precisa melhorar sua fórmula com relação a esta parte de seus jogos, porque os quebra-cabeças estão se tornando mais repetitivos e as sequências QTE cada vez menos desafiadoras.

Apesar destes últimos problemas citados, Above The Law consegue recuperar o ritmo perdido nos primeiros episódios da temporada. A introdução de um personagem tão fascinante como David ajuda a resolver vários problemas narrativos. E a dinâmica entre os personagens que habitam a cidade de Richmond levantam questões muito interessantes frente aos episódios finais da temporada.

Esta avaliação foi realizada com uma cópia fornecida pelo estúdio de Telltale Games.

[PT] The Walking Dead: A New Frontier | Episodio 3: Above the Law – Review
História80%
Gameplay55%
Gráficos80%
Música e Sons80%
O Bom:
  • A introdução de David levanta a narrativa
  • Decisões interessantes
  • Boas cenas de ação
O ruim:
  • Puzzles quase inexistentes
  • Os QTE de Telltale já não surpreendem ninguém
75%Nota Final
Puntuación de los lectores: (1 Voto)
70%

Dejar una respuesta