CD Projekt Red não é uma desenvolvedora comum. Isso é algo que já sabemos, e isso foi provado repetidamente ao longo da excelente trilogia de Geralt de Rivia. Mas, apesar disso, o fantástico estúdio polonês mais uma vez nos surpreendeu com Thronebreaker: The Witcher Tales. Um novo jogo que combina elementos de RPG, uma excelente narrativa e batalhas em torno do complexo e viciante jogo de cartas conhecido como Gwent.

Nas mãos de qualquer outra empresa, Thronebreaker teríamos sentido como um agregado sigle player ao jogo base multiplayer que é Gwent: The Witcher Card Game. Mas a CD Projekt não é qualquer empresa. Estamos frente a um jogo de RPG que não só se eleva acima de suas origens de jogo de cartas, mas está entre os melhores jogos deste 2018 que já está acabando.

Em Thronebreaker, fazemos o papel da Rainha Meve de Lyria e Rivia. Ao longo de cinco episódios enormes nossa tarefa é orientar os destinos da Meve e sua tropa de homens leais como eles navegam as águas turbulentos marciais e políticas sucedidas sobre o reino por causa de uma nova invasão Nilfgaardiana. Para os interessados no cânone de The Witcher, a história de Thronebreaker é cronologicamente anterior à trilogia dos jogos, por isso funciona como uma espécie de prequel. Também vamos cruzar em nossas viagens com vários personagens que serão reconhecíveis tanto para os fãs dos jogos quanto para os seguidores da saga do senhor Sapkowski.

A coisa fantástica sobre esta oferta do estúdio polonês é o imenso nível da narrativa. Thronebreaker é um jogo que nos conta uma história sem brancos ou negros, cheios dos cinzas que já experimentamos durante nossas viagens com Geralt. Meve se encontrará durante sua viagem com decisões pesadas, e nunca ficará claro qual é o caminho certo a seguir. Esta dinâmica de jogo é adornada com uma prosa correta e acompanhada por um magnífico trabalho de vozes que ajuda a dar personalidade a Meve e a cada um dos seus companheiros de viagem.

Cada um dos capítulos envolve a jornada em um mapa de campanha. Estes mapas são realmente enormes e escondem vários segredos, missões e problemas para resolver. E tudo isso sem contar as batalhas em si. De tesouros escondidos à necessidade de resolver dilemas morais. Thronebreaker não tem nada que invejar seus irmãos mais velhos em termos de suas habilidades narrativas. Ainda mais, acho que estamos enfrentando o melhor trabalho de CD Projekt Red neste aspecto particular.

Mas no coração de Thronebreaker está o próprio Gwent. Toda vez que a rainha Meve enfrenta um dos seus muitos inimigos, os destinos da lid será decidido em um duelo de cartas (que aqui servem de simulação marcial). E o Gwent é tão divertido aqui quanto no The Witcher 3.

As regras do jogo em si serão imediatamente reconhecíveis para qualquer veterano da saga. Embora existam diferenças importantes entre o Gwent de The Witcher 3 e o Gwent de Thronbreaker. Para começar, a presença de duas linhas, em vez de três estreita ligeiramente estratégias disponíveis, o que também gera a necessidade de ajustar tácticas. Além disso, muitas das cartas básicas são completamente diferentes daqueles que tivemos no The Witcher 3 e até mesmo cartas que regressam têm funções completamente diferentes.

A coisa interessante sobre Thronebreaker é que o jogo não se limita a jogar uma batalha de Gwent atrás da outra, mas cada batalha é uma pequena vinheta narrativa própria, com suas próprias regras, sua própria razão de ser e seu próprio lugar na grande pintura dos acontecimentos.

Em geral, existem três tipos de batalhas Gwent: batalhas normais, batalhas de histórias e batalhas de quebra-cabeças. As batalhas normais são as mais clássicas e envolvem o uso de nosso baralho de combate. Um determinado baralho que seremos capazes de modificá-lo ao nosso gosto no acampamento, e ter todos as nossas cartas para prepará-los para a luta. A batalhas normais são resolvidas com o melhor de três rodadas, e estratégias para lidar com cada estilo são tão variados como a quantidade de jogadores. O único ponto negativo desta seção é a incapacidade de salvar nossos maços por padrão, forçando o jogador a desfazer e redefinir o maço cada vez que deseja alterar seus componentes.

As batalhas da história são semelhantes às batalhas normais, mas com algumas diferenças. Em primeiro lugar, são batalhas centrais que impulsionam a narrativa e, portanto, são obrigatórias. Por outro lado, as batalhas de história podem ser resolvidas em uma ou três rodadas, com regras específicas em cada caso. Finalmente, batalhas especiais podem aparecer em batalhas de histórias que não estarão disponíveis em batalhas normais.

Finalmente, as batalhas de quebra-cabeças funcionam como uma espécie de «side-quests», no sentido de que elas não são obrigatórias e nos dão acesso a novos prêmios e cartas. Essas batalhas geralmente são resolvidas em uma única rodada e nos dão acesso a apenas algumas cartas específicas. Estas cartas devem ser usadas em uma sequência pontual para superar o quebra-cabeça, então essas batalhas podem ser bastante complexas. A coisa boa sobre batalhas de quebra-cabeças é que elas também funcionam como um tipo de tutorial secreto, e elas nos ajudam a nos adaptar aos papéis e funções de cada carta. Bem como para aprender combos poderosos para o seu uso em batalhas normais e história.

A melhor coisa sobre tudo isso é que não há duas batalhas que pareçam iguais. O jogo constantemente nos lança novos desafios sob a forma de diferentes regras específicas para cada confronto. De aniquilar uma unidade inimiga específica a proteger a vida de um punhado de vacas, Thronebreaker sempre encontra maneiras novas e malucas de manter tudo fresco e viciante. Esta variedade é reforçada pela presença de vários tipos de baralhos inimigos, desde monstros, até os Scoia’Tael e aqueles irritantes Nilfgaardianos. Os inimigos também são um elemento de variedade importante ao longo do jogo.

Em relação ao aspecto audiovisual, Thronebreaker é outro trabalho fantástico do CD Projekt Red. O visual isométrico nunca é prejudicial à sensação de lugar, e os campos de Lyria e Rivia são tão autênticos quanto os campos devastados de The Witch 3. O estilo de «comic-book» quando se trata de capturar o design dos personagens é completamente preciso e dá a cada uma das diferentes personalidades do jogo um grau único de individualidade. Tudo isso é reforçado por um trabalho fantástico de vozes e uma trilha sonora que adiciona à lista já longa de excelente OST que CD Projekt Red nos deu.

Em suma, Thronebreaker é uma agradável surpresa para este final de ano. CD Projekt tomou o que parecia ser um mero projeto paralelo e transformou-o em um dos melhores RPGs do ano. Uma narrativa incomparável e um excelente formato de jogo em torno do sempre viciante Gwent contribuem para a experiência audiovisual típica que podemos esperar do estúdio polaco. Nós esperávamos voltar ao mundo de Geralt de Rivia, e Thronebreaker é a desculpa perfeita para voltar a nos submergir nos reinos do Norte e suas intermináveis guerras.

Esta revisão foi feita com uma cópia da imprensa fornecida por CD Projekt RED.

[PT] Thronebreaker: The Witcher Tales – Review
História100%
Gameplay90%
Gráficos95%
Música e Sons100%
Lo bueno:
  • História e personagens fantásticos.
  • Gameplay viciante em torno do Gwent.
  • Excelente trabalho audiovisual.
Lo malo:
  • Não é possível salvar nossos decks/maços personalizados.
95%Nota Final
Puntuación de los lectores: (0 Voto)
0%

Dejar una respuesta