Após anos de reivindicações – mas também de quebrar recordes de vendas – Call of Duty retorna ao cenário que o viu nascer, mas com as realizações técnicas espetaculares que foram alcançadas na última década. A escolha do estúdio Sledgehammer (fortemente influenciada pela Activision) não é tão segura quanto parece, uma vez que tem o potencial de se tornar uma espada de dois gumes, tanto por causa das chances de recuperar o amor pela franquia, como também pela de perder definitivamente toda a terra conquistada.

Como é tradição desde o último lançamento localizado neste cenário global (World at War), Call of Duty WWII incorpora três módulos diferentes para analisar: a campanha, o modo multiplayer competitivo e o modo zumbi.

Começando com a parte narrada, este é um título que busca meticulosa e insistentemente lugares em comum com os pioneiros da franquia, especialmente 1 e 2, mas desta vez não é o caminho de um herói, é um esquadrão carismático de valentes soldados americanos que chegam ao território ocupado no dia mais simbólico da brutalidade desta guerra, e também o começo do seu fim: o Dia D – Desembarque na Normandia.

Infelizmente, as memórias mais vívidas que temos deste cenário histórico são as excelentes renderizações do filme O resgate do soldado Ryan (Saving Private Ryan – Spielberg, 1992) e o jogo Medal of Honor: Allied Assault (série também criada por Spielberg) e realmente Call of Duty, WWII não é apenas definitivamente errada na comparação, mas, de alguma forma, apresenta um formato de experiência que nos acompanha no meio de toda a campanha e é realmente difícil de justificar.

O primeiro momento de ação deste título é a chegada das barcaças nas costas da Normandia, onde se sabe que os soldados aliados são massacrados assim que tentam descer de seus barcos, por força de empurrões, acabar conquistando o objetivo importante. O problema de Call of Duty (que realmente não é novidade para a série) é que o jogo evita sempre que a experiência esteja em mãos humanas. A descida do navio, a chegada à primeira cobertura, o final do nível são todas cenas controladas por um script de programação que permite pouco permite jogar. 90% de todo esse momento dramático é controlado pelo próprio jogo e não da pra fazer mais do que correr em diagonais e ativar um explosivo segurando uma tecla por alguns segundos.

A grave situação não é que o Call of Duty WWII se apega à fórmula que – ou seja – deu sucesso à franquia, mas leva a um novo nível onde as interações são esporádicas e o piloto automático leva a melhor parte. A situação é muito semelhante ao que aconteceu com o Resident Evil que transbordou o copo, o 6, que fez exatamente o mesmo, assumindo o controle nos momentos mais interessantes, ou levando a câmera até o final para apontar para a solução do quebra-cabeça, como se o usuário não conseguisse raciocinar.

A questão, neste caso, é que – para o bem ou para o mal – nada é absoluto. Como se se trata da manobra maquiavélica mais desconcertante na história dos videogames, WWII às vezes se torna boa, de fato, porque sabiam como corrigir os vícios cada vez mais aprofundados na série, para transformá-lo em um espetáculo bélico realmente agradável, mesmo que venha e vá, e oscile entre grandeza e mediocridade, como se tentasse encontrar o caminho no meio de um dos jogos mais esperados da década, em vez de testá-lo na fase de desenvolvimento.

Os detalhes mais interessantes da experiência lúdica estão na forma como a inteligência artificial, tanto de companheiros quanto inimigos, é exibida no mapa. No lado dos aliados, teremos soldados designados para tarefas específicas, como a entrega de kits de primeiros socorros (que agora são consumidos à vontade como em um Far Cry), entregando munições de rifles, entregando granadas ou avistar inimigos, e pensando em um bom design de jogo, o estúdio os programou para dispersar todo o ambiente, o que obriga o jogador a passar pelo mapa em diagonais para alcançar o que ele precisa, se ele estiver longe. É uma boa armadilha de design que, sem muito esforço, dá complexidade à fórmula pacata, assim como o novo sistema de movimentos dos nazistas, que, apesar de alguns quilômetros longe da perfeição, melhorou o desafio, Adicionando camadas de variedade à experiência. Agora os inimigos se cobriram e flanqueiam com muito mais lógica, representando um maior nível de detalhe nas batalhas.

A forma como os níveis são desenvolvidos são as de uma montanha-russa que sabe como chegar ao ponto mais alto para cair precipitadamente para o mais baixo de sua natureza, mas chega a um ponto em que é acomodado a uma altura digna, o que permite terminar com satisfação que raramente encontramos nesta campanha. O novo formato episódico que já adotou as últimas entregas, nesse caso, vai aprofundar as diferenças, devido ao abrupto corte de dinâmica, mas também se acomoda, e deixa de incomodar com a cinemática, os momentos de rail shooter e acima de tudo, momentos aberrantes de discrição para se concentrar na ação pura e simples, tornando-se o de Modern Warfare 2 e 3, onde tudo foi direto para ser um jogo de ação pura de primeira pessoa.

O balanço geral, afinal, deixa uma campanha que não é a pior da franquia, mesmo com seus momentos preguiçosos. A intenção de variar a jogabilidade para que ela não se torne monótona está presente, mas obscurece mais do que esclarece e, finalmente, acaba demonstrando que ser fiel aos seus antepassados ​​- propondo um show de tiros sem tentar ir além disso – a fórmula não falha e é o melhor pode fazer a tríade de estúdios da Activision para Call of Duty.

Uma vez que devoradas ​​às 6 horas de campanha, Call of Duty WWII nos espera ansiosamente no multiplayer online competitivo, para nos mostrar isso – mais uma vez – o trabalho de Raven acontece mais tentando não tocar em nada do que funciona, muito menos adiciona coisas que quebram. Neste caso, ficamos sem jetpacks, salto duplo e execução de parede, de modo que o ritmo dos jogos é muito mais parecido com o primeiro Modern Warfare e os anteriores, o que não é ruim. É novamente um jogo de movimento estratégico através das rotas do mapa, com mais chances de sobreviver a um inimigo saltando, porque agora estamos todos na mesma altura. Além disso, os mapas foram submetidos a uma metamorfose devido às mudanças de jogabilidade, já que eles pararam de projetar com caminhos também em forma vertical para retornar às planícies tão preciosas da idade de ouro de Call of Duty 4, com algumas elevações muito importantes para aqueles que sabem explorar a prática de francotirador.

Mas, é claro, ao ser um Call of Duty de pura tensão saiba que se não pode esperar recoil em armas do século passado, por mais longe da realidade que soe. A mecânica do jogo parece não ter recebido nenhuma modificação, tendo o cuidado de não ofender ninguém que possa substituí-lo em um torneio ou equipes que abandonem essa montanha de ouro.

Como apontou durante a campanha de marketing, Activision decidiu que a coisa mais interessante acontece na parte periférica onde você pode escolher as diferentes divisões e temos um hub social para poder fazer amigos, enfrentar nos jogos 1v1 e mostrar o loot que deixa os baús de premiação.

Talvez a maior novidade que realmente propõe um toque inesperado para o estilo conservador da série, é o modo War, que de alguma forma é semelhante a vários outros modos de jogo de outras séries, onde uma situação específica, em um mapa específico, Isso requer uma equipe de atacantes e defensores que atuem de maneiras diferentes, de acordo com o lado. Também pode implementar determinadas defesas, para conter o ataque do inimigo que também é acompanhado por bots que atuam como minions, algo como os de MOBAs ou Titanfall. A grande desvantagem deste passo interessante é que – mostrando o cabelo cinza desta estrutura técnica – os servidores suportam apenas 12 jogadores, o que é realmente infeliz. Você não pode tentar replicar a experiência do modo Rush de Battlefield com apenas 6 jogadores de cada lado e as comparações são inevitáveis. A coisa mais triste dessa tentativa é que talvez ele pudesse ter dado o elemento épico que em mais de um segmento a campanha não tem, especialmente no famoso desembarque.

Movendo-se para o modo zumbi, encontramos uma boa evolução do gênero. Tudo o que não podem fazer com os modos competitivos on-line ano após ano, o modo zumbi com seus pequenos passos parece encontrar uma evolução inesperada, que oferece novas idéias e mudanças gerais que poderiam ser o incentivo para experimentá-los novamente a cada ano. Desta vez, ele também remonta à Segunda Guerra Mundial, mas com um tom muito mais escuro, bem estilo de sobrevivência e herdando um pouco da estrutura do ano passado, muito mais ênfase é colocada na exploração e realização de objetivos, e entre o sistema tradicional de hordas são geralmente intercalados alguns cenários um pouco mais particulares, o que dá frescor à fórmula.

A outra grande novidade é a permanência de certos itens que podem ser convertidos em mods para serem usados ​​em cada novo jogo, melhorando o personagem e personalizando o equipamento com o qual iniciaremos um novo jogo.

Do lado técnico, Call of Duty WWII tem seu lado positivo e seu lado amargo, como é freqüentemente o caso. A campanha é construída com precisão sem precedentes e modelos de personagens e fazes realmente excepcionais. Os rostos dos atores Josh Duhamel (reconhecido pela série de filmes Transformers), Jonathan Tucker (American Gods) e Jeffrey Pierce (Bosch) foram desenvolvidos de forma excepcional e, tendo em conta o incrível realismo, geram um desconforto estranho pelas falhas de algumas das animações. O reconhecido «uncanny valley».

O motor pode estar passado de anos, mas as opções gráficas disponíveis ainda são as mais completas neste setor e ainda incorporam novos recursos. Nesta ocasião, temos a possibilidade de estabelecer três resoluções diferentes para o resultado final da imagem, como uma maneira mais detalhada de usar downsampling. Temos por um lado a resolução de saída do monitor, que sempre se adapta para o nativo, uma resolução para escala interna (o que realmente usamos para o downsampling) e um terceiro que funciona na mecânica de antialiasing temporário, para dar mais nitidez para desfoque entre quadros.

Com as texturas, também temos um tipo de controle semelhante, mas é nas sombras onde oferece alguns ajustes bastante profundos que permitem ajustar a qualidade da imagem para otimizar a experiência sem perder muito detalhe com coisas como o ajuste automático de sombras na tela, a pré-carga de sombras ambientais geradas pela posição do sol e a forma e distância do funcionamento da oclusão ambiental.

Em suma, Call of Duty WWII é um dos jogos mais realistas no mercado, embora não brilhe tanto no departamento artístico, pois não utilizaram os efeitos ambientais como sabe fazer DICE em Battlefield ou Battlefront, para exacerbar os detalhes naturais do mundo. Enquanto o nível gráfico é impressionante, neste exemplo optaram pela visibilidade no jogo antes de começar a atravessar as coisas na tela, resultando em desconforto, como no último Wolfenstein.

Do multiplayer online, tanto competitivo quanto zumbi, você não pode esperar o mesmo, pela simples existência dos consoles, já que, como aconteceu na geração passada, na ânsia de alcançar 60 quadros por segundo, eles tiveram que diluir tudo tanto Playstation 4 quanto para o Xbox One, alcancem algo semelhante a isso. As conseqüências também são para nós, usuários de PC, e enquanto tentaram fazer algo aceitável, a conta final nos mostra um jogo que faz fronteira com os gráficos do Playstation 3.

Para concluir, o Call of Duty deste ano está longe de ser memorável, mas não é o pior. Isso acaba bastante bem com a campanha, mas o multiplayer continua a flertar com um ponto de ruptura onde pode perder o seu público tradicional, sem oferecer nenhum incentivo para a chegada de novos jogadores. Propostas de 64 ou 100 jogadores nos servidores são a nova era dos jogos de ação online, e a Activision continua determinada a olhar para o lado. Talvez seja hora de começar de novo e de uma vez por todas, oferecer campanhas por um lado, e um multiplayer permanente por outro, mas é algo que sonhamos há vários anos, e dificilmente se concretizará.

Esta revisão foi feita com uma cópia de imprensa fornecida por Activision. Podem ver nossa galeria completa de imagens em 4K neste link.

[PT] Call of Duty: WWII - Review
História75%
Gameplay75%
Gráficos90%
Son80%
Multiplayer65%
O bom:
  • Bom desdobramento técnico na campanha.
  • Algumas renovações de gameplay.
  • Grandes atuações.
O ruim:
  • A campanha não alcança uma consistência até depois da metade.
  • O multiplayer não oferece nada de interessante.
  • A história é pouco interessante.
77%Nota Final
Puntuación de los lectores: (9 Votes)
75%

Dejar una respuesta