A cinco anos e meio a estreia do seu primeiro do lançamento do seu primeiro título, DrinkBox Studios finalmente nos traz a sequela do aclamado Guacamelee!, um metroidvania aplaudido tanto por sua sensacional mistura de ação e plataformas, bem como por sua impecável secção audiovisual e humor como tão ácido como extravagante.

Tendo estreado simultaneamente em 21 de agosto no Steam e no Playstation 4, Guacamelee! 2 preserva a fórmula que o tornou o jogo de 2013 tão bem-sucedido. Isso significa a combinação de um punhado de habilidades que servem tanto para derrotar os inimigos (muitos deles com escudos coloridos associados a habilidades específicas), como também para sua excelente contraparte de plataforma, mas isso não é tudo. O jogo da série é complementado e distingue-se pela capacidade -e exigência- de alterar de dimensões para superar obstáculos e derrotar inimigos -semelhante ao mundo material e espectral de Legacy of Kain: Soul Reaver.

Enquanto o lutador Juan ainda é o personagem principal, sua forma de galinha leva muito mais destaque para receber não só a graça de ataque, mas também um conjunto de poderes que incluem fazer um dash na diagonal (para cima ou para baixo, que também serve para atacar e derrubar escudos de suas respectivas cores). Planar, fazer um dash horizontal para atacar ou acessar locais bloqueados, ou use ventiladores para subir pelo ar.

Além dos obstáculos já visto de cores representadas pelas habilidades que adquiri Juan e o frango, o design inteligente de fazes vem com novas variações na jogabilidade, tais como; símbolos de pássaro para agarrá-los e mover através do ar; Ondas deslizantes verticais ou horizontais de ambas as dimensões que invadem a tela; ou chuvas verticais ou horizontais que nos fazem flutuar e mudar de direção ao alterar a dimensão; grades com ganchos nas pontas, entre outros.

Todos esses elementos que vão aumentando periodicamente em dificuldade e que até combinam uns com os outros (tanto pelos combates como pelos obstáculos difíceis), fazem que Guacamelee! 2 se sinta mais difícil do que seu antecessor, mas também muito mais gratificante. Em muitas oportunidades, teremos que saltar de Juan ao frango (ou vice-versa) enquanto alteramos as dimensões e usamos algumas das habilidades de um dos dois personagens para superar obstáculos complexos.

Ao contrário de sua primeira iteração, Juan será capaz de adquirir novos movimentos de luta e atualizações para vida ou resistência (representados por círculos amarelos para o uso de habilidades), para tornar os confrontos menos difíceis. Estes são adquiridos através de quatro treinadores diferentes com a atual moeda do jogo, concedidos por inimigos, baús, ou depois de completar tutoriais de combos de um dos instrutores.

Como em jogos como Bulletstorm ou Assassin’s Creed Syndicate, as atualizações estão vinculadas a pré-requisitos para desbloqueá-las, de modo que a tela de upgrades terá que ser revisada de tempos em tempos. Ao completar as oito habilidades ou melhorias de um ramo, podemos desbloquear uma nona atualização que, em alguns casos, será extremamente útil (como recarregar a vida e a resistência a qualquer momento).

Enquanto que Guacamelee! 2 é perfeitamente jogável com o teclado, não há dúvida de que jogá-lo com o gamepad desde o início valerá a pena quando você chegar às últimas instâncias do jogo -especialmente os últimos quatro desafios do frango. Mas, independentemente do esquema de controle, a dificuldade dos combates no modo normal e especialmente a dos chefes, o primeiro que a sua iteração anterior, é geralmente um pouco fora de fase em relação ao percurso geral do jogo. É uma pena que a dificuldade difícil seja desbloqueada depois de terminar o jogo em condições normais, já que dificultar o jogo seria um melhor equilíbrio entre os dois aspectos.

Enquanto Guacamelee 2! é uma sequela, DrinkBox conseguiu resumir os acontecimentos de seu antecessor com simplicidade e estilo, através de um curta cinematográfica e luta contra o chefe Calaca. Nessa continuação, Salvador será o antagonista, que precisa de um guacamole especial para curar sua doença, e para isso precisará obter três relíquias sagradas. Naturalmente, Salvador será acompanhado por lacaios peculiares, que também se apresentarão como chefes.

Como esperado, Guacamelee 2! É uma metroidvania com uma narrativa centrada em um único objetivo, mas isso não significa que falar com os habitantes das aldeias seja em vão. Ao entrar nas casas de diferentes aldeias, encontramos indivíduos no mundo dos vivos que estão procurando objetos ou familiares perdidos, ou mesmo entes queridos que já faleceram, e nossa tarefa será encontra-los e comunicar as palavras daqueles que estão no mundo dos mortos.

Talvez isso pareça um pouco sombrio e triste no papel, mas quando se trata de Guacamelee!, dá para imaginar que tudo é executado com cenas de comédia depois de alterar as dimensões repetidamente. E conhecendo os personagens peculiares como combatentes nos pedindo para fazer implementações de nossas habilidades, ou mesmo um personagem mafioso ao estilo Godfather, essas «quests secundárias» nos dá passo a baús com ouro, que nunca são demais para atualizar as habilidades de John ou de sua forma de frango.

Fiel ao seu espírito, G2 apresenta dezenas de easters eggs que se referem a filmes, videogames e séries de TV. Desde He-Man, Black Panther, Metal Gear, Memes clássicos e referências a Battlegrounds de Playeruknow, ao estágio bônus de Street Fighter II e uma dimensão para o tema do Limbo, G2 nos extrairá o ar através do nariz em mais de uma oportunidade. Os diálogos -ou monólogos- continuam tão distorcidos quanto engraçados. Alguns explícitos, outros nem tanto, mas não há dúvida de que o roteiro, mesmo com sua simplicidade, loucura e extravagância, é extremamente cômico e único em seu estilo.

A música é outro dos pontos fortes de Guacamelee 2!, que mantém as melodias clássicas de vilarejos e certos confrontos com chefes da primeira parcela, mas adicionando melodias sensacionais para ambas as diferentes áreas do mapa, assim como as gloriosas tracks das seções exclusivas do frango (especialmente as galinhas Illuminati).

Os gráficos talvez não apresentem muitas diferenças do jogo anterior, mas seu visual minimalista simples e colorido ainda atraente a qualquer público. O mais notável é a atualização da modelagem de vários inimigos, o que nos permite identificar mais facilmente os diferentes tipos de inimigos e suas qualidades. Alguns raios de luz são mais translúcidos e reais, acentuando a importância dos edifícios e suas circunstâncias na história.

Mais uma vez, o multiplayer é apenas local, mas agora para até quatro jogadores. Como no primeiro, você precisará de jogadores experientes no gênero e controles para coordenar combinações complexas de habilidades e saltos. Caso contrário, ele ou os jogadores podem se tornar mais um fardo do que uma ajuda, concluindo que as duas parcelas da série são melhores de jogar sozinho.

Além do sucesso dos aclamados Hollow Knight y Dead Cells, o que, sem dúvida, ganhou os corações de muitos fãs do gênero, DrinkBox Studios conseguiu nos trazer uma sequela digna ao seu antecessor, melhorando não só os níveis mecânicos e de design de fazes que por sua vez complementados com novas habilidades para a galinha, mas também enriqueceram a luta, a trilha sonora e as cotas de humor. Para aqueles que jogaram Guacamelee! Gold Edition ou Super Championship Turbo Edition, Guacamelee 2! talvez se sinta mais como uma expansão do um novo jogo, mas é inegável que a fórmula original é tão impecável como emblemática no gênero, e as novas mudanças potenciam a experiência ainda mais.

Esta revisão foi feita com uma cópia de imprensa fornecida por Drinkbox Studios.

[PT] Guacamelee! 2 - Review
História70%
Gameplay100%
Gráficos100%
Packaging90%
o bom
  • As implementações de gameplay e os novos inimigos.
  • Os poderes adicionados à forma de frango.
  • Excelente trilha sonora.
O ruim:
  • As mesmas habilidades do capítulo anterior.
  • Ter esperado tanto tempo.
  • Chefes um tanto fáceis.
90%Nota Final
Puntuación de los lectores: (0 Voto)
0%

Dejar una respuesta