Durante décadas tivemos que nos acostumar aos maus-tratos de grandes empresas com lançamentos à nossa plataforma, recusando-nos irresistíveis animais de estimação ou uma franquia de sucesso por mero capricho, ou medo baixar as vendas em sistemas de nível inferior e natureza controlada. Na verdade, a história do videogame mainstream no PC começa com a tentativa falhada de John Carmack e John Romero por fazer uma post oficial de Super Mario Bros. 3, que desencadeou a criação de Commander Keen, o sucesso da id Software, e finalmente a chegada de Doom.

Felizmente, hoje as coisas estão longe disso. Enquanto muitas das grandes distribuidoras, talvez um pouco protegendo seu ego maltratado, compartilham seus lançamentos com nossa plataforma superior quase como se estivessem dando migalhas, quando na verdade está bem claro que é onde eles estão tendo mais receita. Rockstar leva um ano para trazer GTA, Microsoft aconchega com seu Game Pass, e agora uma franquia ligada diretamente a Sony e um dos seus maiores estúdios exclusivos (Naughty Dog) se escapa das mãos para que a Activision finalmente nos permita desfrutá-lo. Naturalmente, esta não é a primeira vez que podemos colocar as mãos sobre alguns Crash Bandicoot, já que desde o início do novo milênio, já estávamos desfrutando de emulação de ePSXe, PCSX ou Virtual Game Station, onde algumas das poucas coisas que rodavam era o Crash.

Para aqueles que não sabem, Crash é a resposta ainda mais radical para o Sonic da Sega e Mario da Nintendo: Um bandicoot oriental (um rato australiano, basicamente) que tinha sido geneticamente modificado por um cientista maluco para usar de guarda-costas. O bicho pegou seu próprio curso e em mais de uma ocasião se aventurou a derrotar seu criador.

O interessante sobre a série é que, com base nas novas tecnologias e depois de ver como Sonic não poderia entrar em 3D, acharam a volta para usar o poder gráfico do primeiro Playstation para fazer um jogo moderno e visualmente incrível, com muitos ângulos de câmera sem precedentes para o mundo dos videogames. Este definitivamente não foi uma mudança sem falhas, uma vez que em mais de uma ocasião, sofremos por mudanças bruscas de ângulo ou «hitboxes» de plataformas muito exigentes, o que também foi transferido para este remaster, de modo nenhum é necessário rever as estruturas de jogo desses três interessantes exemplares que, de certa forma, conseguiram apresentar uma variante muito pessoal do gênero.

O primeiro é a amostra clara da fórmula que eventualmente será transferida para toda a trilogia. Procurando por uma variabilidade que nem o Super Mario nem o Sonic já mencionados tiveram, o pessoal da Naughty Dog daqueles anos procurou mudar os padrões de abalo ao apresentar um catálogo de níveis em diferentes perspectivas. Alguns são câmera de costas, fazendo correr para o horizonte, outro ângulo inverso para correr na direção da câmera, dificultando ver o que está por vir-, outros são sidescrollers laterais comuns, e há outros que na visão lateral adicionam uma pequena profundidade de vários planos. O jogo muda constantemente, mas não em demasia, e embora seja uma festa do começo ao fim, intercalando alguns chefes de mapa bastante peculiares, é estranho mudar o cenário de tempos em tempos. Algo que eles corrigiram para o segundo.

Em Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back recebeu a variabilidade muito aguardada de ambientes, e o jogo nos acolhe com a possibilidade de não linearmente seguir uma progressão de níveis, mas vamos dar-nos a diferentes câmaras onde vamos ter diferentes tipos de ambiente. O nível de neve, a selva, o esgoto, as ruínas fazem parte de um catálogo muito mais interessante, que incorpora uma mecânica particular para cada um desses lugares, oferecendo algo mais parecido com games modernos.

Este jogo não só oferece isso, mas também expande grandemente o número de colecionáveis ​​e segredos que o primeiro já propôs, forçando o replay e a engenhosidade a alcançar os preciosos 100%. Isso é de certa forma antiquado, mas hoje, onde tudo é feito e dito, é bom recuperar ideias perdidas, especialmente para um público novo que certamente não teve a sorte de experimentar os originais.

Completa a trilogia o insano Crash Bandicoot 3: Warped, que continua levantando a aposta com algumas novidades interessantes e um pico de dificuldade que de alguma forma convida a jogar somente aqueles que foram treinados durante os dois primeiros. Neste caso, o tema dos níveis passa pela viagem no tempo, levando-nos à pré-história, Egito Antigo, China e Atlântida, mantendo a vertigem proposta desde o primeiro dia, e sempre ampliando as possibilidades. Para os níveis clássicos de obstáculos, são adicionados veículos como aeronaves leves, motocicletas e jet skis, para concluir com um pacote brilhante de títulos remasterizados com respeito inigualável.

Para trazer Crash a este século, o estúdio Vicarious Visions não estava satisfeito (ou Activision não os deixou) para puxar texturas HD em modelos antigos (modelos que não excedem um par de milhares de polígonos) ou permitem resoluções mais altas à vontade, mas praticamente refizeram todos os objetos e efeitos de cada uma dessas partes para incorporar toda a tecnologia moderna. Cada nível brilha por seus detalhes e pela enorme variedade de cores, acompanhada por sombreadores físicos, iluminação dinâmica, oclusão ambiental e motion blur para cada objeto.

Os personagens foram reanimados completamente para incorporar mais fluidez em seus movimentos, e particularmente Crash agora parece um desenho digno da Pixar. Deste lado, o design do protagonista respeita estritamente o que foi criado para o jogo de 1996, mas agora ostenta uma topologia extrema, para evitar os pontos visíveis dos polígonos, decorados com uma pelugem que parece tridimensional.

Toda a construção goza de melhorias substanciais para alcançar o nível de qualidade procurado, e é reforçada por encontrar muitos desses modelos e efeitos em um só lugar, onde você pode conseguir combinar plantas carnívoras, piranhas e um rio de transparência reflexos irresistíveis, que parece oferecer um wallpaper em cada quadro que a placa de vídeo retorna.

A versão para PC de N. Sane Trilogy não é apenas o único que pode ser apreciado em resolução 4K nativa com opções visuais adicionais que excedem o seu homólogo de consoles, mas apresenta uma otimização formidável ​​graças ao grande trabalho feito pela Iron Galaxy neste port, cujos requisitos são mais do que razoáveis. É claro que jogar a 60 quadros por segundo é, sem dúvida, o recurso mais relevante da versão para PC, e muitos preferirão isso ao Playstation 4, Xbox One ou até mesmo ao Nintendo Switch, só por isso.

O lado do som não pode ser alheio a todo o carinho que tem trabalhado para este pacote, e ao mesmo tempo as características melodias dos jogos originais são brilhantes e inesquecíveis, para esta ocasião desfrutamos de arranjos muito mais consistentes para nossos tempos, oferecendo personalidade, mas não estridência acompanhando sem perturbar.

Se há um lugar para encontrar um remaster feito e direito tirando a ideia de que estas coisas são feitas apenas para tirar mais dinheiro de consumidores pobres, é N’Sane Crash Bandicoot Trilogy, um pacote que não só serve para reencontra-se com o personagem mas o verdadeiramente genial sobre essa inovadora transformação de plataformeiros é que também aproxima tudo isso a um novo público, que certamente não pode impedir náuseas ao ver gráficos de duas décadas atrás, e que agora encontra uma verdadeira oportunidade de aprender um pouco mais. Que vivam os trabalhos que com amor e respeito devolvem aos fãs tudo o que merecemos.

Esta revisão foi feita com uma cópia de imprensa fornecida pela Activision/Vicarious Visions. Podem ver mais imagens em 4K na nossa galeria Epic Shots, bem como vídeos de gameplay em 4K adicionais em nosso canal do YouTube, capturados com uma GTX 1080 Ti e a ferramenta Shadowplay da suíte GeForce Experience.

[PT] Crash Bandicoot N. Sane Trilogy - Review
Gameplay85%
Gráficos90%
Música e Sons90%
O bom:
  • Todo o trabalho de recriação dos clássicos.
  • Fórmula que diverte sem envelhecer.
  • Ação vertiginosa.
O ruim:
  • Que o marketing nos obrigue a esperar um ano para jogá-lo.
90%Nota Final
Puntuación de los lectores: (2 Votes)
96%

Dejar una respuesta