Após anos de desenvolvimento no acesso antecipado, a versão final de The Long Dark finalmente chegou até nós. A produção do Hinterland Studio era esperada e, enquanto tínhamos o modo de sobrevivência disponível durante todo esse tempo, foi o modo história prometido que gerou as maiores expectativas. Infelizmente, este é um lançamento de meio período, e apenas dois dos seis capítulos de modo de história prometidos foram adicionados ao jogo. O resto dos episódios chegará nos próximos meses, ou talvez no próximo ano, então a longa espera não terminou.

Estes episódios de «Wintermute» (o nome dado ao modo história) marcam o lançamento oficial do jogo. Portanto, acreditamos que este é o momento certo para fazer uma revisão do produto. Além disso, não seremos capazes de terminar a campanha, os elementos jogáveis ​​de The Long Dark estão em maior parte completos. E o jogo também oferece outras maneiras de lidar com a experiência de sobrevivência, como o modo sandbox ou desafios especiais.

A história de The Long Dark se desenrola em um futuro não muito distante, em que uma enorme crise econômica subsumiu o mundo em uma era de caos. O piloto Will Mackenzie recebe em sua remota pista de vôo uma visita inesperada, que o lança em uma missão arriscada para as ilhas congeladas do norte canadense. Enquanto Will e seu companheiro estão no ar, uma misteriosa anomalia geomagnética atinge o planeta, aniquilando toda a eletrônica existente. Will é ferido e preso em uma pequena borda na montanha. A partir daqui, começa a experiência de sobrevivência promovida neste «apocalipse silencioso», enquanto Will deve encontrar uma maneira de continuar respirando, descobrir o que aconteceu com o companheiro e o resto dos habitantes da ilha.

The Long Dark é semelhante a tantos outros jogos de sobrevivência que foram lançados recentemente. A mecânica central do jogo consiste em gerenciar quatro indicadores principais (cansaço, frio, fome e sede) para manter um quinto indicador global (vitalidade de Will) em um estado ótimo. Isso será alcançado realizando diferentes ações, manipulando objetos diferentes e acessando diferentes opções de construção e preparação de objetos. Por exemplo, um dos nossos aliados centrais nesta aventura será o fogo, e preparar uma fogueira pequena será um desafio em si mesmo, pois devemos obter lenha, mecha, e uma maneira de acender o fogo e um acelerador (opcional). Da mesma forma, Will pode preparar comida, derreter neve para água, reparar roupas e muitas outras ações que lhe permitirão manter suas barras de status em uma situação favorável.

Todas essas ações são executadas a partir de um menu radial ou da janela de inventário. Todas essas ações também consomem uma certa quantidade de tempo em que as barras de status de Will drenarão lentamente. Por exemplo, podemos passar uma tarde para consertar roupas para se proteger melhorar do frio, mas naquele momento os indicadores de fome e sede alcançarão níveis críticos devido ao gasto de energia, e será necessário encontrar ou preparar comida. Em suma: o tempo é, na verdade, um quinto indicador silencioso, que devemos gerir e gerir de forma semelhante à fome e à sede.

Todos esses sistemas funcionam corretamente, e as diferentes ações a serem executadas são principalmente intuitivas. Infelizmente, a representação gráfica dessas ações deixa muito a desejar. Se estamos iluminando uma fogueira, esfolando um coelho ou atendendo a uma ferida, todas essas ações serão sempre representadas pela mesma barra de progresso circular. Isso faz com que The Long Dark se sinta, por muitos momentos, como um jogo bastante artificial, eliminando boa parte do drama presente no momento a momento da experiência de sobrevivência.

Quanto ao modo Wintermute, os episódios iniciais apresentam outros problemas. Os primeiros momentos da aventura, naturalmente, funcionam como um tipo de tutorial. Onde aprenderemos as ações básicas referidas nas diferentes barras de status. O primeiro episódio, então, se abre para uma área urbana abandonada, que infelizmente não deixa muito espaço para exploração criativa e oferece uma área segura muito extensa e muito engenhosa. Neste lugar, Will é catapultado para uma série de «buscas de busca» mal disfarçadas, encomendadas por um dos poucos personagens não jogáveis ​​que encontraremos em nossa jornada. O segundo episódio abre para um terreno um pouco mais interessante, mas pelo menos nesses dois primeiros capítulos Wintermute deixa um sabor um tanto agridoce.

Os outros modos de jogo presentes ajudam a dotar o jogo de substância e conteúdo. O modo sandbox não muda demais em comparação com o que poderíamos experimentar durante o acesso antecipado. Nós somos jogados no bosque e nosso objetivo é sobreviver aos elementos o maior tempo possível. O modo de jogo tem diferentes graus de dificuldade, que calibram mais do que qualquer coisa a duração dos nossos indicadores e a agressividade da vida selvagem. Por sinal, os lobos em The Long Dark são extremamente irritantes, e a lógica por trás do medo do fogo nem sempre é válida, então tenha cuidado com esses animais.

O outro modo disponível é o modo desafio. É uma série de cenários personalizados com objetivos definidos que testarão a capacidade de sobrevivência dos jogadores. Os desafios «A Presa» e «Nevada» são realmente interessantes. No primeiro deles, seremos forçados a levar nosso Leo DiCaprio interno em uma luta contra a morte contra um urso sanguinário. Desarmado e nu, nosso objetivo é obter um Rifle antes que a besta selvagem nos cative. Em «Nevada» teremos 30 dias para acumular provisões, alimentos, água e recursos antes que uma enorme tempestade nos atinja, e então devemos tentar sobreviver a ela.

A imprevisibilidade do modo sandbox e o foco dos vários desafios ajudam a equipar The Long Dark com uma substância que o modo história realmente não possui. Apesar disso, o Wintermute é um bom lugar para começar, pois seu ritmo lento e metódico funciona muito bem quando se trata de apresentar os principais elementos do jogo.

No que diz respeito à sua apresentação audiovisual, The Long Dark apresenta falhas e sucessos. O estilo gráfico usado para o jogo é adequado, encontramos um excelente trabalho feito com a apresentação de fontes de luz e sombras. Não é incomum que The Long Dark termine em completa escuridão, e será uma boa idéia ter sempre pelo menos uma tocha na mão. Os modelos de personagem, por outro lado, são bastante toscos e não são naturais nas cenas animadas nas quais aparecem.

Algo parecido acontece com o trabalho sonoro. A banda musical tem seu charme, embora às vezes o som dela seja muito alto e «pisa» os diálogos ou outros efeitos sonoros. O trabalho vocal é adequado, se bem intermitente. É um pouco chocante mudar de diálogos completos com voz para conversas sem acompanhamento vocal na mesma cena. Certamente, o orçamento apertado do jogo tinha muito a ver com essas realidades do design.

Em suma, depois de uma longa espera, The Long Dark chegou ao mercado com muitas certezas, mas também com muitas dúvidas. A mecânica central do jogo é tão familiar como eficaz e profunda, embora a apresentação do jogo deixe algo a desejar. Os diferentes modos de jogo funcionam com uma sorte semelhante. A imprevisibilidade do modo sandbox e o foco dos desafios colidem com um modo de história incompleto cansado, mundano e, por enquanto incompleto. Mas, apesar dessas críticas, The Long Dark é apresentado como um dos melhores expoentes no gênero de sobrevivência, e também um dos poucos que efetivamente completou sua fase de acesso inicial com sucesso. Isso, em si, já é uma grande conquista.

Esta revisão foi feita com uma cópia de imprensa fornecida pela Hinterland Studio Inc.

[PT] The Long Dark - Review
História60%
Gameplay70%
Gráficos70%
Música e sons70%
O Bom:
  • Boas mecânicas de sobrevivência.
  • Modo Sandbox e alguns desafios.
  • Estilo artístico aceitável e bom manejo de efeitos de luz.
O Ruim:
  • O modo de história "Wintermute" não alcança às expectativas.
  • Alguns elementos da apresentação audiovisual se sentem incompletos.
  • Funcionamento inconsistente de algumas mecânicas.
68%Nota Final
Puntuación de los lectores: (1 Voto)
66%

Dejar una respuesta