Há um momento de honestidade brutal em “From the Gallows”, o último episódio da 3ª temporada de The Walking Dead. Javier, enfrentando uma decisão impossível, é desafiado por Clementine. «Eu estava lá Javi, muitas vezes,» diz a jovem sobrevivente: «Isto sempre termina mal para alguém, muito mal». Uma expressão de Clementine que bem poderíamos tomar como uma espécie de pedido de desculpas da Telltale Games. Sim, é verdade que já estivemos «lá» muitas vezes, não só em temporadas anteriores de The Walking Dead, mas em outros jogos da empresa. Sim, é verdade que estas decisões duplas «marca de Telltale» sempre acabam mal para alguém (levam ao mesmo lugar, apenas por caminhos diferentes). A fórmula da Telltale parece nua e vulnerável em uma linha de diálogo. E é que “From the Gallows” nos oferece mais do mesmo nesta temporada medíocre e irrelevante de The Walking Dead.

Como nos capítulos anteriores, este novo episódio começa com um flashback do mundo antes do apocalipse zumbi. Novamente, este flashback serve para aprofundar a relação entre Javier e seu irmão David. Ao longo da temporada estes elementos narrativos foram bastante interessantes, mas esta última viagem ao passado não traz nada de novo. Já sabíamos que David é um cabeça dura com bom coração. Já sabíamos que Javi estragou muitas coisas em sua vida. Não precisamos de outro lembrete.

Uma vez passado o pequeno prólogo, o jogo nos joga em cheio no meio do caos e terror desencadeado no final do episódio anterior. Infelizmente, as etapas da ação ficam rapidamente de lado e, em seguida «From the Gallows» se transforma em um episódio muito tranquilo e carece de eventos para ser considerado um final de temporada épico. A cruz do episódio é colocar Javi em uma posição que o obriga a escolher entre seu amor fraternal por David ou por seu amor (não fraternal) Kate (sua cunhada). A situação é certamente interessante e chega a um clímax apropriadamente dramático, mas, infelizmente, as consequências de nossas decisões não são exploradas em profundidade, já que rapidamente dão lugar à referida decisão dupla «marca Telltale”.

Isso não quer dizer que o episódio carece de momentos interessantes. Uma cena em particular, que obriga nossos heróis a superar um abismo com a ajuda da hélice de um helicóptero derrubado, é particularmente tensa e assustadora. Enquanto que as duas possíveis cenas de ação final (de acordo com as nossas decisões) se desdobram com bastante naturalidade e drama.

Além disso, o jogo cai rapidamente para as cenas clichês da saga. Há vitórias amargas, sacrifícios nobres e mortes injustas. O problema aqui é que a temporada não foi capaz de construir personagens realmente atraentes e interessantes. O triangulo composto por Javi, Kate e David, é o elemento mais interessante da temporada, mas o resto dos personagens, incluindo Gabe (especialmente Gabe) não são nada memoráveis. Nesse ponto, o jogo atingiu níveis dramáticos tão elevados como a morte de Lee na primeira temporada, ou o destino de Kenny na segunda temporada.

Outro ponto fraco do episódio é a baixa participação de Clementine nele. Como mencionado no primeiro parágrafo, Clementine funciona neste capítulo apenas como um veículo de exposição narrativa e não acrescenta nada significativo para a trama. Além disso, a própria linha argumental de Clementine, que envolve encontrar ao pequeno AJ, não consegue terminar em uma conclusão satisfatória e nos deixa com mais perguntas do que respostas (e a promessa de mais aventuras para a jovem sobrevivente no futuro).

Os investimentos de produção nesta temporada permanecem adequados. Com um bom trabalho de voz e um desempenho gráfico aceitável. Infelizmente, neste episódio parece existir algumas quebras de imagem abruptas e cortes nas linhas de diálogo pouco naturais, elementos que tinham atormentado temporadas anteriores, mas não haviam aparecido nesta terceira parte da série.

Em suma, A New Frontier é uma estrega bastante decepcionante de Telltale quando se trata do universo The Walking Dead. A idéia de distanciar o foco de Clementine e transformá-la em um personagem secundário não terminou bem, e isso em parte foi devido à introdução de novos personagens que terminaram não sendo convincentes. Pouco poderia interessar a partir de agora o futuro de Javi, Kate, Gabe ou a qualquer que tenha sobrevivido ao final. E a viagem de Clementine, embora interessante, tem ficado muito apartado do foco central para sustentar o peso da narrativa.

Esta avaliação foi conduzida com uma cópia de imprensa fornecida pela Telltale Games. Podem ler as nossas análises dos últimos quatro episódios da temporada neste link.

[PT] The Walking Dead: A New Frontier | Episodio 5: From the Gallows – Review
História60%
Gameplay60%
Gráficos65%
Música e Sons75%
O bom:
  • A cena da rodovia.
  • A promessa de mais aventuras para Clementine.
  • Que finalmente está temporada terminou.
O ruim:
  • Final pouco satisfatório.
  • Personagens que nunca terminaram de desenvolver-se.
  • Problemas técnicos.
57%Nota Final
Puntuación de los lectores: (0 Votes)
0%

Dejar una respuesta