A recente explosão de jogos focados em narrativa deu lugar a uma série de termos e expectativas a respeito dos mesmos. A idéia de “walking simulator”, ou seja, um jogo em que experimentamos uma história ao caminhar apenas interagindo com o ambiente, foi desenvolvido nos últimos anos por títulos bem sucedidos como Gone Home, The Stanley Parable ou Firewatch. A clara ênfase na narrativa por cima do aspecto jogável, a curta duração e uma série de elementos estilísticos e design já bastante desgastados se transformaram na marca de tais títulos.

What Remains of Edith Finch, da desenvolvedora Giant Sparrow, é um jogo que de boa pode ser classificado dentro dos termos mencionados. A história toma o lugar central, e o aspecto jogável deixa o palco para um papel útil nos bastidores. Mas What Remains of Edith Finch também é um jogo que encontra novas maneiras de proporcionar dinamismo à fórmula já um pouco cansada deste estilo de jogo. De forma semelhante como o recente Event[0] incorporou o uso de um eficiente chatbot na narrativa, o produto da Giant Sparrow também esconde alguns ases nas mangas.

What Remains…… nos imerge na história da família Finch, e, particularmente, o último sobrevivente de tal clã: Edith. Com 17 anos recém-completados e uma gravidez óbvia, Edith retorna à sua casa de infância para revelar os segredos ocultos no passado de sua família. A família Finch, aliás, é bastante peculiar. Ao longo de três gerações os Finch sofrerem uma série de mortes prematuras, geralmente acidentais, o que fez acreditar aos próprios e a outros na existência de uma maldição.

A própria casa dos Finch é talvez o elemento que melhor representa essa linha genealógica tão peculiar. É uma construção escura e retorcida. Devido a um costume familiar de deixar em desuso e posteriormente selar os quartos dos familiares mortos, sempre que a família Finch ganhava um novo membro, a casa recebia um novo quarto. Assim, o estado atual da casa dá-lhe a forma de um Frankenstein raquítico de madeira e francamente sinistra.

Mas não há nada realmente sinistro em What Remains … não vamos encontrar » “jump scares” ou monstros debaixo das camas. Em vez disso, o que o jogo oferece é um passeio pela história da família Finch, que envolve uma viagem de descoberta pessoal para a própria Edith. Isto se consegue através de três elementos. O primeiro é a própria exploração da casa. Como mencionado, este é um edifício muito peculiar, cheio de detalhes em cada um dos seus quartos, e também possui uma série de passagens escondidas e esconderijos. O jogo não apresenta muitos desafios ao explorar a casa e o acesso às várias salas é sempre amarrado às diretrizes da narrativa. Assim, o jogo nos levará de um lugar a outro da casa com a decisão segura. Este elemento restringe a liberdade de jogador, mas é uma decisão de projeto necessário. A exploração está sujeita aos desígnios da narrativa e nunca atrapalha a história que pretende contar.

O segundo elemento é a narração da própria Edith. Semelhante ao observado em outros títulos (como The Vanishing de Ethan Carter), Edith narra cada momento do jogo, e sua narração aparecerá sobreposta em diferentes partes da casa. Esta decisão estilística ajuda a concentrar a narrativa e compreender rapidamente a natureza do edifício, bem como cada quarto e cada esquina.

A história peculiar dos Finch é difícil de determinar à primeira vista, e as explicações e histórias de Edith são de ajuda neste aspecto. O último item é o mais interessante de todos, e também a maior conquista do jogo. Sempre que Edith consegue entrar no quarto de um de seus parentes mortos encontrará uma lembrança, um pequeno objeto que pertenceu a este familiar. Esses objetos podem variar. Por exemplo, no caso da pequena Molly Finch encontraremos as últimas linhas do seu diário pessoal, escrito durante um delírio febril em sua última noite de vida. Para Lewis, irmão de Edith, será o relatório psiquiátrico que procura explicar seus últimos momentos tristes.

Ao acessar a cada uma dessas memórias seremos transportados a uma sequência jogável a partir da perspectiva do familiar em questão. Cada uma destas sequências envolve elementos lúdicos, narrativos e elementos estilísticos diferentes, e este é o lugar onde Edith Finch encontra suas maiores forças. Cada uma dessas pequenas narrativas é dotada de uma qualidade e realismo mágico que instiga várias interpretações, enquanto que proporciona mais conhecimento sobre a natureza da suposta maldição que afeta a família Finch.

Em uma sequência, por exemplo, entraremos na pele de diferentes animais e criaturas sinistras enquanto experimentamos a narração final de um dos membros do clã Finch. Em outra sequência, o jogo nos levará para as páginas de um comic sensacionalista que narra às horas finais da mais famosa dos Finch. Outras sequências têm maior ou menor profundidade ou intensidade narrativa, mas todos eles são realmente interessantes.

Em particular, acredito que a sequência do jovem Gregory Finch e do próprio Lewis Finch são as mais impressionantes. No caso de Gregory vemos uma temática muito intensa e que talvez nunca tenha sido tratado em um jogo, mas as pessoas de Giant Sparrow conseguem aplicar o toque e magia na medida necessária para evitar cair no mero «impacto» seco e barato. No caso de Lewis Finch a narração nos leva a um mundo escuro e mágico ao mesmo tempo, em uma história de alienação, abandono e solidão, cujo fim abrupto gela o sangue. Mas, novamente, tudo tem a cota necessária de magia e maravilha para não acabar nos típicos lugares habituais.

De um ponto de vista narrativo, essas sequências jogáveis são realmente excelentes e sem desperdício. Infelizmente, em muitos deles há problemas graves com o esquema de controle. A sequência de Molly, por exemplo, tem um esquema de controle desconfortável e alonga os eventos desnecessariamente. Enquanto que a sequência de Gregory também apresenta controles imprecisos que cortam um pouco da magia e da escuridão do momento.

Enquanto à apresentação audiovisual, What Remains of Edith Finch é um dos mais bonitos dentro deste gênero em particular. A fidelidade gráfica do título é alta. E a qualidade e quantidade dos detalhes em cada quarto da casa são imensas. Como a própria Edith diz, a casa se sente como um lugar «vivido» como se houvesse muita casa, mas nada estava fora do lugar. Felizmente, a esta excelente qualidade gráfica vem acompanhada um desempenho absolutamente adequado. Sabe-se que este título teve problemas enormes de desempenho em sua versão para consoles, mas felizmente para PC estes inconvenientes não aparecem em qualquer lugar. Esperem framerates estáveis sempre e quando estejam ao dia com os requisitos de hardware.

A seção de som é outro ponto forte importante do jogo. Primeiro, o título conta com trilhas musicais de som ameaçador e cheio de mistério que nos acompanha excelentemente em cada momento. Trilha sonora que ao mesmo tempo passa por diferentes facetas quando atravessamos os momentos finais de cada Finch. Os segmentos Barbara Finch e Gregory Finch são notáveis neste aspecto. O trabalho de voz, por outro lado, é absolutamente superlativo. Desde a narração da própria Edith, passando por todas as memórias, diários, cartas ou gravações dos velhos Finch, o trabalho de todos os atores de voz tem sido realmente excelente.

What Remains of Edith Finch apresenta-se como um título absolutamente recomendado para qualquer fã deste tipo de jogo. Sua curta duração (não mais de duas horas) se camufla um pouco graças a uma história que, os asseguro, ficará gravada em seus cérebros por várias semanas. O grande investimento de produção em relação à arte e som é embaçado por alguns problemas com o esquema de controle. Mas, apesar destes problemas, vale a pena se aventurar nesta casa antiga e misteriosa para revelar o mistério escondido atrás da árvore genealógica da família Finch.

Esta avaliação foi proporcionada com uma cópia de imprensa fornecida por Giant Sparrow/Annapurna Interactive.

[PT] What Remains of Edith Finch – Review
História100%
Gameplay60%
Gráficos95%
Música e Sons90%
O Bom:
  • A história e a forma como ela é contada.
  • Beleza visual enorme e cativante.
  • Excelente trabalho de dubladores.
O ruim:
  • Como todos os jogos deste estilo, é excessivamente curto.
  • Problemas com esquemas de controle durante algumas sequências.
90%Nota Final
Puntuación de los lectores: (1 Voto)
92%

Dejar una respuesta