À primeira vista, Mutant Year Zero pode parecer outro clone do XCOM para o jogador desavisado. Mas depois de testar a demonstração fornecida pela Funcom e desenvolvedor The Bearded Ladies, chegamos à conclusão de que estamos diante de um jogo com um enorme grau de originalidade. A guerra de resistência do XCOM é substituída pela exploração de um mundo pós-apocalíptico mergulhado na ruína, a progressão de soldados por sistemas simil-rpg que combina habilidades com diferentes configurações de armas e equipamentos. As missões individuais baseadas em turnos são substituídas por um mundo explorável em tempo real que adiciona uma dose de infiltração e novas opções táticas. Este é um pato gigante com uma besta? Sim, é isso mesmo.

Baseado em um papel homônimo, Mutant Year Zero: Road to Eden nos transporta para a Terra, vários séculos no futuro. As calotas polares derretidas, a maioria da humanidade devastada por pragas e doenças, cidades transformadas em abrigos para mutantes horríveis e os poucos sobreviventes lotaram o último bastião de segurança que permanece no planeta: A Arca. A situação que o mundo do jogo representa para nós é, sem dúvida, uma infeliz, mas ao mesmo tempo muito interessante e divertida.

Nós interpretamos o papel de um esquadrão de «Stalkers», soldados e exploradores que entram na «Zona» (não, seriamente) em busca de recursos e dispositivos que possam manter o funcionamento da Arca. Nossos soldados iniciais são dois: Dux, um pato gigante que tem uma grande habilidade para matar silenciosamente inimigos desprevenidos. E Bormin, um javali com gosto por armas grandes e barulhentas. Estes dois personagens retornam à Arca após sua última busca por suprimentos e logo recebem uma nova missão que inicia a aventura.

O ciclo de jogo do Mutant Year Zero é extremamente interessante. Nós exploramos os diferentes cenários em tempo real, enquanto procuramos por pistas, armas, artefatos e suprimentos. Esses elementos cumprem duas funções. Em primeiro lugar, eles nos permitem melhorar o equipamento de nossos homens (ou patos). E, em segundo lugar, um mundo pós-apocalíptico que é ao mesmo tempo sinistro e original. Por exemplo, a conversa entre Dux e Bormin ao encontrar um rádio do século XX estilo «boombox» é realmente hilária. “No Dux, o «boom» não o transforma em explosivo!”.

Se tivermos que entrar em combate contra os Ghouls selvagens (por sua vez, seres mutantes que habitam o mato), o jogo se move para um cronograma de turnos. Aqui estão as maiores semelhanças com o XCOM. Conceitos como cobertura total, cobertura parcial, overwatch ou sistema de duas ações serão imediatamente familiares aos fãs dos jogos da Firaxis Games. Bem como o sistema RNG, por vezes, irritante que pode nos fazer falhar um tiro com 90% de chance de sucesso.

Mas, felizmente, Mutant Year Zero nos oferece algumas alternativas para o combate direto. Existe a possibilidade de percorrer a área em torno dos grupos de inimigos em tempo real e tentar eliminar inimigos fracos e isolados usando armas silenciadas. Desta forma, é possível reduzir o número de pelotões inimigos antes de se envolver em combate direto. Embora também tenha que cuidar de diferentes tipos de inimigos. A demonstração que tivemos acesso não inclui muitos, mas já se pode sentir uma variedade bem-vinda. De mutantes capazes de curar e reanimar seus aliados, a «xamãs» que podem chamar reforços para o campo de batalha.

Outro ponto forte de Mutant Year Zero é a sua apresentação audiovisual. O estilo gráfico é realmente fantástico e aprimorado por excelentes efeitos de iluminação. Os desenhos dos personagens também são realmente impressionantes. Não em qualquer jogo controlamos patos antropomórficos e javalis carregados com armas até os cascos. O trabalho das vozes é igualmente apropriado, e os atores de voz recuperam a personalidade de cada um dos indivíduos que habitam a Arca.

A oferta de Bearded Ladies é apresentada como uma alternativa muito interessante para o modelo de jogo de batalhas táticas por turnos. Semelhante ao que Phantom Doctrine alcançou há alguns meses, o Mutant Year Zero promete adicionar suas próprias quotas de personalidade a uma fórmula que provou ser vencedora nos últimos anos. Mutant Year Zero: Road to Eden está ao virar da esquina e chegará ao PC em 4 de dezembro.

Esta prévia foi feita com uma cópia da imprensa fornecida pela Funcom/The Bearded Ladies. Uma demonstração já está disponível no Steam.

Dejar una respuesta