Toda história tem seu fim, e toda viagem tem que chegar a algum lugar. Não é diferente com The Banner Saga, a trilogia de Stoic Studio que combina táticas baseadas em turnos com uma narrativa que oferece vários caminhos e possibilidades. E é precisamente neste último aspecto que a série The Banner, como uma série de jogos, encontrou a sua identidade. Ao longo dos dois jogos anteriores, o pessoal da Stoic (muitos deles veteranos da boa e velha Bioware), conseguiram construir uma história épica com vários personagens e uma enorme capacidade para confrontar o jogador com decisões aparentemente impossíveis.

Mas The Banner Saga 3, o capítulo final da trilogia, enfrenta um desafio ainda maior. Dar à história um fim digno e fazer justiça aos fios narrativos tecidos nos dois jogos anteriores. Não é uma tarefa fácil, algo que qualquer um que tenha tocado Mass Effect 3 pode atestar. Mas, como os personagens desta história, os desenvolvedores da Stoic parecem dispostos a não parar até ver a luz no fim do túnel.

Do ponto de vista narrativo, o Banner Saga 3 começa no exato momento em que o jogo anterior terminou. Nesse sentido, o jogo nos dá duas opções diferentes no momento de retomar a aventura. Selecione um dos heróis sobreviventes no final do primeiro ato ou importe um jogo salvo diretamente do The Banner Saga 2. Não é necessário esclarecer que esta segunda opção é muito mais desejável. Ao fazer isso, iniciaremos o The Banner Saga 3 com os mesmos personagens com os quais terminamos o jogo anterior. Todos os detalhes desses personagens são importados: Sua disposição para os líderes da caravana, seu nível, suas habilidades e os talismãs que tenham equipado. Portanto, nossa experiência será moldada por todas as decisões que tomamos nos dois primeiros jogos.

Como nos capítulos anteriores, no The Banner Saga 3 nós experimentamos a história a partir da perspectiva de duas caravanas em diferentes (mas igualmente perigosas) missões. Para evitar spoilers, vamos ignorar os principais detalhes sobre a natureza dessas missões. Basta dizer que ambos os desafios estão conectados, e o jogo encontra maneiras brilhantes de desenhar essa ponte.

Até certo ponto, pode-se dizer que a própria dificuldade desse episódio é definida pelas decisões que tomamos antes. The Banner Saga 3 tem um sistema tradicional de dificuldades, mas também encontraremos obstáculos menores ou maiores ao longo do caminho de acordo com nossas decisões anteriores. No meu caso, por exemplo, sofri uma grande dissociação entre minhas duas caravanas. Uma delas foi fantasticamente preparada, com heróis em alto nível e bem equipadas. Por outro lado, a segunda caravana não estava tão bem preparada para a viagem, então enfrentei altos picos de dificuldade assim que comecei o jogo.

Como sempre, o jogo de gerenciamento de recursos é mantido, embora neste episódio tenha sido um pouco simplificado em relação aos anteriores. Esta mudança não responde a uma decisão por parte dos desenvolvedores em relação ao design do jogo, mas sim a um mandato da narrativa. Nossos heróis estão enfrentando momentos decisivos da sua história, e mais para adicionar e gerenciar recursos, The Banner Saga 3 apresenta-nos com o desafio de como usar sabiamente os recursos que poderíamos reunir ao longo da jornada. Sejam disposições, homens ou elementos ainda mais abstratos, como a moralidade, cada um desses recursos terá um papel importante a desempenhar no final da história.

E nossas decisões são sentidas com muita força nos últimos capítulos do jogo. Como mencionamos antes, não entraremos em detalhes sobre a narrativa. É suficiente dizer que os últimos episódios nos fazem sentir magistralmente o peso de todas as nossas decisões. Há uma luz no fim do túnel para Rook, Alette, Iver e o resto dos habitantes deste mundo. Mas, para alcançá-lo, será necessário percorrer as profundezas da escuridão.

Embora seja verdade que se possa dizer que o aspecto de administração foi simplificado, o oposto ocorre com a seção de combates táticos. The Banner Saga 3 esconde uma quantidade surpreendente de novidades, a fim de evitar que os veteranos de episódios anteriores se sintam confortáveis ​​demais nas horas finais da aventura.

A novidade que se destaca é um novo tipo de inimigo: Warped. Estas são unidades tradicionais das diferentes raças (Humanos, Varl, Horseborne e Dredge) que foram corrompidas pela escuridão. Essas unidades escondem várias surpresas desagradáveis ​​sob suas mangas e tentáculos, e seremos forçados a mudar nossas táticas para enfrentá-los. Talvez sua habilidade mais marcante seja corromper um setor da rede de combate ao morrer, de modo que não apenas tenhamos que cuidar deles enquanto eles viverem, mas também devemos tentar evitar seus restos mortais quando os derrotamos.

Para tornar as coisas ainda mais desesperadoras, The Banner Saga 3 introduz uma nova mecânica de jogo na forma de batalhas por ondas. Neste tipo de combate, teremos um certo número de turnos para eliminar os inimigos presentes. Se não tivermos sucesso, uma nova onda de inimigos entrará em ação. Se, por outro lado, conseguirmos acabar com os inimigos, teremos a possibilidade de fugir ou continuar lutando. Se decidirmos continuar com a luta, é possível obter um artefato especial ao derrotar o «chefe» da onda de inimigos, e também podemos substituir os membros caídos de nossa caravana por outros novos. É um sistema de combate muito interessante, que nos obriga a colocar em jogo todas as nossas forças.

Nem tudo é escuridão e desespero em The Banner Saga 3, uma vez que o jogo nos dá novas ferramentas no momento da luta. Primeiro, nossos heróis podem agora atingir o nível máximo e com essa possibilidade surgem novas habilidades. Heróis que ultrapassarem o nível 10 podem obter um título. Esses títulos concedem bônus especiais a certas características e podem ser aprimorados usando o recurso renomado. É um sistema que nos permite especializar nossos homens em funções bem definidas durante o combate.

Além disso, The Banner Saga 3 introduz novos personagens e novas classes. Destaca, por exemplo, a bruxa Alfrum, uma unidade de apoio e dano capaz de fortalecer seus aliados e atacar inimigos de posições seguras. Além disso, pela primeira vez podemos usar diretamente a misteriosa «mender» Juno, um dos personagens mais importantes desta história. Juno tem habilidades muito poderosas, como controlar as mentes dos inimigos e retornar da morte.

O resto das raças e classes são mantidas. A sinergia entre os diferentes heróis é um componente importante de The Banner Saga, e neste ponto os veteranos do jogo já terão claro os pontos fortes e fracos de cada tipo de unidade. Os seres humanos são fracos, mas versáteis, os horseborne fazem uso de sua mobilidade e os Varl são enormes e fortes, mas muito lentos. Há uma nova geração que podemos usar no The Banner Saga 3 de acordo com nossas decisões (na verdade, nós já poderíamos adicionar até um dos seus membros em The Banner Saga 2), mas vamos manter detalhes sobre eles para evitar cair em spoilers. Basta dizer que esta raça introduz sua própria série de fraquezas e pontos fortes.

Do ponto de vista gráfico, The Banner Saga 3 novamente surpreendeu. Os desenhos artísticos inspirados no trabalho de Eyvind Earle (artista lendário da idade de ouro da animação americana) voltam a nos deslumbrar. The Banner Saga 3 não contém pontos de vista épicos como os dois capítulos anteriores, mas o trabalho feito pelo pessoal de Stoic quando se trata de representar um mundo corrupto e à beira da morte é realmente incrível. O motor gráfico aguenta muito bem durante os segmentos jogáveis, seja em combate tático ou durante o gerenciamento de caravanas. E, felizmente, nesta ocasião não encontramos bugs gráficos como nos capítulos anteriores da trilogia.

The Banner Saga 3 também nos oferece uma trilha sonora fascinante. É um trabalho de composição que nos transmite ao mesmo tempo a escuridão que permeia o episódio e a esperança que há no final do caminho. Os créditos finais são especialmente fantásticos e apoiam o jogo de uma forma magnífica. O trabalho das vozes, mais uma vez, é conciso, mas eficaz. A maioria dos diálogos é apenas texto, mas os poucos segmentos acompanhados pela voz são fantasticamente realizados e animados.

Em suma, The Banner Saga 3 alcança uma tarefa titânica: fecha uma trilogia da melhor maneira possível. Encontraremos neste jogo momentos que nos remetem a algumas das primeiras decisões que tomamos nos capítulos anteriores. E essas decisões reverberam e repercutem no momento de cair sobre nós nos momentos finais, seja em nossa ajuda ou contra nós.

No final desta revisão, como sempre, vão encontrar uma pontuação. Esta pontuação, neste caso, não apenas reflete o que pensamos em PCMRace.com sobre o The Banner Saga 3, mas sobre toda a trilogia. É impossível avaliar este jogo sem levar em conta os dois episódios anteriores, já que The Banner Saga é uma grande aventura única. Uma aventura que quase não tem igual no mundo dos videogames.

Este review fue realizado con una copia comercial proporcionada por Stoic/Versus Evil.

[PT] The Banner Saga 3 – Review
Historia100%
Gameplay90%
Gráficos100%
Música y Sonidos90%
Lo bueno:
  • Um fim fantástico para uma das melhores trilogias atuais.
  • Os novos inimigos impõem um grande desafio.
  • Os novos inimigos impõem um grande desafio.
Lo malo:
  • A tradução para o portugués é um pouco deficiente.
  • Alguns picos de dificuldade em certas batalhas.
100%Nota Final
Puntuación de los lectores: (0 Voto)
0%

Dejar una respuesta