Se tem um fato inegável na história dos videogames é que nossa plataforma é definitivamente o local de nascimento dos jogos puzzles com peças descendentes e, principalmente, o lugar onde nasceu o game mais reconhecido do mundo, Tetris.

É que esse ecossistema é ideal para esses jogos que transcendem o lar, as idades e os diferentes estágios da vida de qualquer pessoa. Qualquer um está sempre pronto para um Tetris, qualquer um pode aprender a jogar em questão de minutos, e você pode jogar em super computadores, escritório ou celular. A versatilidade deste gênero é fundamental, e é por isso que, há décadas, plagamos o catálogo com muitos imitadores, embora nenhum tenha alcançado o verdadeiro efeito de jogar Tetris.

Chegamos em 2018 e a série nascida do socialismo soviético, no prelúdio até o fim da Guerra Fria, é agora uma franquia das empresas mais capitalistas da indústria e, neste caso, a Sega coloca o casaco para oferecer uma nova fusão com a que poderia se tornar sua contraparte oriental, Puyo Puyo.

O conceito é bastante estranho, mas da mesma forma funcional. Puyo Puyo Tetris, nascido em 2014 como spin-off de marketing para o mundo dos consoles, finalmente chega à Steam para oferecer uma variante hardcore a uma fórmula pesca -transação como Candy Crush ou algumas variantes de Bejeweled, onde o importante não é ser bom, mas abusar de alguma ansiedade para obter mais alguns dólares.

Puyo Puyo Tetris faz sua declaração de princípios assim que tentamos saciar o desejo com alguns jogos contra a implacável inteligência artificial, que rapidamente ocupa-se em nos fazer entender que, se não aprendemos os detalhes das duas franquias aclamadas, não há partida que possamos superar. E isso nos obriga a pensar e agir rapidamente em Tetris, bem como a ser estratégicos e inteligentes em Puyo Puyo, especialmente nos jogos onde alternam entre os dois tabileiros para vencer o oponente.

O resultado é um furacão de momentos de vertigem e desespero, onde um pequeno erro pode significar o fim de um grande esforço, ou um movimento adequado para se tornar a salvação e o retorno da morte, para derrotar o inimigo em um momento glorioso.

Para fortalecer nossas habilidades em mais de um aspecto, Puyo Puyo Tetris incorpora uma extensa campanha – com história e tudo – que nos leva a vários desafios e modos de jogo que se concentram em uma estratégia específica. Alguns só pedem para limpar os pedaços do quadro, outros exigem combos de linhas, e mais tarde nos levam a coisas mais complexas, como antecipar um grupo de combos, montando diferentes estruturas de Puyos, o que, em suma, é a manobra que deve ser dominada para ser bom jogador. Entre cada um desses eventos, encontramos desafios versus, onde um desses personagens chatos irá propor uma modalidade em que devemos competir para mostrar que somos melhores e continuar avançando.

Como esperado, este enigma vertiginoso permite a ação de até quatro jogadores e combina tabelas tetrimino e puyo, o que resulta em um equilíbrio inexplicável entre dois jogos completamente diferentes, mas que em definitivo funciona.

Como se toda a mecânico desta fórmula fosse suficiente, e estabelecendo-se um pouco às exigências da Geração Z, Puyo Puyo Tetris permite personalizar cada personagem e cada peça para todos os gostos, mas como nada é gratis nessa vida, só se pode acessar esta mecânica juntando para ir destravando cada item. O trabalho necessário é muito forte, por isso pode ser frustrante, mas também convida a longevidade, como se o conceito de jogo mais famoso do mundo não fosse suficiente.

Visualmente é realmente excelente. Os desenhos dos tabuleiros, o grande número de níveis, e o fluxo constante de ação faz que qualquer um ganhe interesse em ver algumas partidas rápidos. Tudo é colorido e reage a cada movimento, sem perda causar perda de concentração em qualquer momento. No lado de som, também encontramos um conjunto de melodias de acordes, em alguns casos, imitam as canções clássicas dos jogos originais que fizeram famosas ambas franquias. É um movimento lógico, mas apreciado por seus bons resultados.

Puyo Puyo Tetris é um daqueles poucos jogos que nunca podem faltar em uma lista de Steam, e sempre deve ser instalado para matar o tempo ou convidar uma tia para que se sinta jovem por alguns minutos. Ele também funciona nos sistemas atuais mais modestos, por isso também é ideal para notebook, ou instalar-lo de incógnita. É sempre bom fazer uma pausa das responsabilidades, e este é o melhor lugar.

Esta avaliação foi conduzida com uma cópia da imprensa fornecido pela SEGA.

[PT] Puyo Puyo Tetris - Review
Gameplay100%
Gráficos90%
Música e Sons80%
O bom:
  • Ambas as franquias em todo o seu esplendor
  • Grande variabilidade
  • Espetáculo audiovisual
O ruim:
  • A dificuldade pode ser um pouco alta
90%Nota Final
Puntuación de los lectores: (1 Voto)
96%

Dejar una respuesta